sábado, 14 de janeiro de 2012

Pavilhão da Santa Fé, em União dos Palmares, ganha instalações do Projeto Inaê

Olívia de Cássia com informações do site O Relâmpago

Uma comunidade que vivia abandonada à própria sorte nas dependências de um presídio abandonado no povoado da Santa Fé, em União dos Palmares, ganhou na tarde de ontem, 13, instalações do Centro de Formação e Inclusão Social (Inaê), que vem há dois anos levando conhecimento a crianças e adolescentes carentes dos pavilhões, que abrigam pessoas desabrigados das enchentes de 1989, em condições subumanas.

A responsável por essa conquista é a ialorixá Mãe Neide Oyá d´Oxum, do Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb), com sede na capital Maceió. Mãe Neide é coordenadora do projeto Inaê, que faz parte do Guesb, e por meio da dança, música e teatro, propõe a inclusão e respeito às diferenças, independente de religião ou etnia.

Na cerimônia de inauguração das instalações do projeto em um dos pavilhões do presídio abandonado, ontem , Mãe Neide destacou as dificuldades na implantação do projeto em União dos Palmares, mas observou que com apoio de inúmeras instituições o sonho se tornou realidade. Emocionada, ela ressaltou a parceria com a Fundação Palmares, a Prefeitura de União e outras instituições, que colaboram com a obra social.

O espaço amplo dos pavilhões oferece locais para o desenvolvimento de inúmeras atividades recreativas. O local inaugurado conta com uma biblioteca, salão de beleza, refeitório, local para aulas de corte e costura e auditório para apresentações culturais.

A representante da Fundação Cultural Palmares no Estado, Genisete Sarmento, lembrou do passado dos moradores que ainda residem nesses pavilhões, observando que eles precisam do apoio de todos.

“A Fundação Palmares está à disposição para contribuir com esse projeto”, disse Genisete, destacando a coragem de Mãe Neide em manter o projeto de relevada importância para aquela comunidade.

O prefeito do município, Areski Freitas, o Kil, lembrou da parceria com o Inaê desde o início de suas atividades no povoado de Santa Fé e destacou que está trabalhando para que os moradores dos pavilhões sejam incluídos nas casas do Programa da Reconstrução, pois os desabrigados vivem ali, desde as enchentes de 1989.

Durante a inauguração, várias atrações culturais animaram o local, como a banda de percussão do Projeto Inaê e a banda Afro Zumba. Brincadeiras como o pau-de-sebo animaram a garotada, que também se divertiu em brinquedos montados para o evento.

Também faz parte dessa nova fase do Projeto Inaê a instalação de uma praça, denominada São Cosme e São Damião, onde foram plantadas quatro mudas de árvores típicas da Mata Atlântica. A praça será um local para diversão e lazer daqueles moradores.

Diversas autoridades prestigiaram a inauguração do Projeto Inaê na Santa Fé: o prefeito Areski Freitas, a ialorixá Mãe Neide Oyá de Oxum, o padre Francisco, pároco local; a representante da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, Genisete Sarmento, representantes das secretarias de Estado da Mulher e de Estado da Cultura, secretários municipais de Infraestrutura, Turismo e Comunicação, representantes de religiões de matrizes africanas locais, o presidente da Associação dos Grupos de União (Agrucenup), Djalma Rosendo e moradores do povoado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Maceió, 17/01/2012.

Oi Olívia de Cássia,


Muito bom o seu Blog; melhor é o que você faz para que ele seja bem alimentado.

Obrigada pelo Blog.

Beijos,
Tchau!

Eugenia Guimarães
Sua ex vizinha

Vai sair anônimo com assinatura porque não sei qual perfil devo colocar... rs rs rs

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...