Divulgação/Internet
Ana Paula Omena/Milton Rodrigues-Repórteres
O Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis se reuniu ontem na Assembleia Legislativa (ALE) com parlamentares, representantes de ONGs de defesa dos animais e sociedade civil para solicitar o fim dos maus-tratos contra os animais. A sessão pública foi realizada para sensibilizar a população quanto ao crescente registro desse tipo de violência no Brasil.
Segundo Lucely Mergulhão, da ONG Vida Animal, as pessoas quando comentam a violência contra os animais só se lembram dos animais domésticos. “É necessário destacar a importância dos animais de grande porte. Os equinos, não podemos esquecer deles”, pontua.
Em seu discurso, Lucely destacou o avanço recente do município na criação de uma lei que impede a entrada e a utilização de animais em circo. Ela também aproveitou o momento para citar dois casos de violência registrados pela ONG em Maceió.
O primeiro foi de um casal que foi à praia e deixou o cão dentro do carro, amarrado no banco. Com o forte calor, o animal ficou agonizando.
“Foi aí que algumas pessoas passaram e viram o animal. Elas acionaram a polícia, mas os policiais disseram que não podiam fazer nada porque não era uma vida humana em risco”, narra. Para salvar o cachorro, uma moradora de um prédio próximo, arrombou o vidro do veículo e tirou o cachorro.
O segundo caso foi presenciado por uma turista de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ela viu um jovem espancando um burro. “Ela chegou a ligar para mim, mas não recordava onde tinha acontecido e nem tinha o nome do agressor”, completa.
Outra forma de crueldade contra os animais vista também na cidade é quando eles são utilizados para transporte. Para Pierre Escoldro, professor de Veterinária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), os cavalos utilizados nesse tipo de serviço são açoitados e recebem uma carga acima do que podem suportar.
O grupo encabeçado pela vereadora Heloísa Helena (PSOL) marcou uma caminhada para protestar contra a violência. O movimento intitulado “os animais pedem ajuda”, se concentrará no domingo, às nove horas, em frente ao Alagoinhas.
Quem quiser participar basta apenas vestir uma camisa branca. A ação também tem o apoio do deputado Judson Cabral (PT) e do radialista Moreira da Silva.
Fonte: Tribuna Independente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aqui dentro tudo é igual
Olívia de Cássia Cerqueira Aqui dentro está tudo igual. Lá fora os bem-te-vis e outros pássaros que não sei identificar, fazem a fes...
-
Foto Inteligência artificial Olívia de Cássia Cerqueira (29-09-2024) Quando meus pais morreram, vi meu mundo cair: papai três antes que ...
-
Olívia de Cássia Correia de Cerqueira Jornalista aposenta Revisitando minhas leituras, relendo alguns textos antigos e tentando me con...
-
Olívia de Cássia Cerqueira – Jornalista aposentada (foto Inteligência artificial) Este texto eu escrevi em 1º de setembro de 2009 ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário