segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cinzas de Abdias serão jogadas dia 20 em União

Olívia de Cássia – jornalista

As cinzas do ativista Abdias Nascimento, 97 anos, um dos pioneiros na luta contra a discriminação racial e na defesa dos direitos dos afrodescendentes pelo mundo, serão jogadas dia 20 de novembro, na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

Abdias não resistiu às complicações em decorrência da insuficiência cardíaca e respiratória, que o levaram a uma internação no mês passado. Ele foi ator, artista plástico, poeta, jornalista e dramaturgo e teve presença marcante como senador da República, deputado federal e secretário de Estado no Rio de Janeiro.

Além da atividade parlamentar, Abdias foi também ativo na luta contra a discriminação racial, da Frente Negra Brasileira; criou o Teatro Experimental do Negro (TEN) na década de 1940; fundou o Jornal Quilombo; é de sua autoria o primeiro projeto de lei sobre políticas afirmativas.

No seu trabalho está incluído obras como "Sortilégio", "Dramas para Negros e Prólogo para Brancos" e "O Negro Revoltado", relatou sempre sobre as realidades quilombolas e temas como o pensamento dos povos africanos, combate ao racismo, democracia racial e o valor dos orixás nas religiões de matriz africana. E era professor emérito da Universidade de Nova York e Doutor Honoris Causa por várias instituições de ensino superior.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...