terça-feira, 31 de maio de 2011

Servidores fazem passeata amanhã à tarde

Olívia de Cássia – Repórter


Servidores do Estado de várias categorias como educação, policiais militares, agentes penitenciários e outros trabalhadores prometem fazer uma grande mobilização na tarde desta quarta-feira, 1o de junho, a partir das 15h, para protestar contra o governo do Estado e reivindicar melhorias salariais.

Também as esposas dos oficiais vão aproveitar para fazer um ‘panelaço’, segundo as lideranças do movimento. O panelaço das mulheres dos coroneis e oficiais da polícia seria realizado nesta terça-feira, mas segundo foi informado, elas resolveram adiar para amanhã, depois da assembleia dos militares, que será realizada na Praça Deodoro, no Centro de Maceió, onde definirão que ruas e locais vão percorrer.

Por outro lado, a Secretaria de Estado de Gestão Pública (Segesp) do Estado confirmou, nesta terça-feira (31), que aguarda até essa quarta (1o) uma resposta dos servidores sobre a proposta de reajustar em 7% os salários do funcionalismo público. Caso não haja retorno por parte das categorias, é mantida a ameaça de retornar a proposta anterior de 5.9%.

No começo deste mês, após saberem sobre o aumento de mais de 100% que os deputados de Alagoas aprovaram para si próprios, servidores civis e militares manifestaram sua revolta promovendo um quebra-quebra e tentando invadir a sede do Legislativo estadual. Com um voto contrário (do deputado Judson Cabral), os deputados aumentaram seus subsídios para R$ 20 mil, derrubando o veto governamental.

Grades da Praça Dom Pedro II foram derrubadas, carros amassados e com vidros quebrados. Esse foi o saldo da manifestação de revolta dos militares e civil que continuam mobilizados por melhores salários após rejeitarem a proposta de 5% dividida em duas vezes.

Pedras e uma bomba caseira foram atiradas para dentro da Assembleia por uma fresta na porta principal, quebrando vidraças e causando outros danos. Na semana seguinte os servidores invadiram a sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz), protestando contra o reajuste dado para eles pelo governo do Estado.

A manifestação que acontece nesta quarta-feira será pelo mesmo motivo, segundo as lideranças das categorias, pela falta de diálogo do governo com os servidores. Segundo informações da Seagesp, as categorias precisam dar uma resposta até esta quarta-feira.

“Não há mais como aguardar uma resposta dos servidores, já que é preciso fechar a folha salarial para 2011. Um valor acima dos 7% também foi descartado pelo Governo do Estado, que alega ter chegado ao limite da capacidade ao lançar esta segunda oferta.

Longe de aceitar a proposta, os servidores têm uma outra programação agendada para amanhã: prometem realizar um protesto unificado contra o valor do reajuste estabelecido.

O deputado Judson Cabral (PT) disse na sessão de hoje que espera que um canal de negociação seja aberto entre o governo e os servidores. Em vários pronunciamentos, Judson se colocou solidário aos trabalhadores, inclusive no dia da invasão do prédio da Assembleia.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...