segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Governo realizará Conferência da Igualdade Racial




Agência Alagoas  
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, realiza no período de 19 a 20 a III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O evento acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, e encerra o ciclo de conferências preparatórias para fase nacional.

O evento apresentará como tema “Democracia e Desenvolvimento por uma Alagoas A?rmativa” e será presidido pela Secretária de Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, e coordenado pelo superintendente de Políticas de Promoção da Cidadania e dos Diretos Humanos, Geraldo Majella.

A abertura começa às 19h da segunda-feira (19) com apresentação cultural da Federação de Capoeira do Estado de Alagoas (Feceal). Em seguida o secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Giovanni Benigno Pierre da Conceição Harvey, proferirá palestra sobre o tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil Afirmativo”. Depois haverá apresentação do Grupo de Dança Afoxé Oju Omin Omorewa.

Os trabalhos serão retomados no dia 20 (terça-feira) pela manhã com plenária de discussão e aprovação do Regimento Interno.

Na sequência, será realiza Mesa Temática abordando quatro eixos: Estratégias para o Desenvolvimento e o Enfrentamento ao Racismo; Políticas de Igualdade Racial no Estado e no Brasil: avanços e desafios; Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das Políticas de Igualdade Racial - Sinapir (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias); e Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

A programação prossegue à tarde com a formação de grupos de trabalhos temáticos para apresentação de propostas e escolhas das pessoas que comporão a delegação que representar Alagoas na III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial a ser realizada no período de 5 a 7 de novembro de 2013, em Brasília, Distrito Federal.

Foram realizadas conferências regionais nos municípios de Água Branca (que abrangeu a região do Sertão e bacia leiteira), União dos Palmares (que envolveu toda Zona da Mata), Arapiraca (atingindo toda parte do Agreste e Baixo São Francisco/Sul) e Maceió (regiões Metropolitana e Litoral Norte).

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...