sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Exposição sobre o Muquém reúne quilombolas no Théo Brandão

Por João Paulo Farias – Texto e Fotos

O artesanato da comunidade quilombola do Muquém, em União dos Palmares, está na exposição, “Modelagens do barro: Muquém”, que foi aberta na noite desta quinta-feira, 8, no Museu Theo Brandão, em Maceió.

A cerimônia reuniu diversas autoridades e dezenas de moradores do povoado Muquém, entre eles, os artesãos que transformam o barro em variadas peças de cerâmica. O artesanato do Muquém é conhecido mundialmente, pela beleza e formas das peças.

A exposição é uma das ações do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart). O Programa, iniciado em 2009, foi concebido com a finalidade de apoiar produtores de artesanato de tradição cultural no Brasil.

Para a secretária de Turismo de União dos Palmares, Jacineide Maia, o Muquém tem uma força de transformação através de sua arte e cultura. Referindo-se ao samba de coco, um tipo de dança feita pelos moradores para pisar o barro, que é colocado nas casas.

“Adoro o Muquém, sou apaixonada pela comunidade, juntos vamos fortalecer essa comunidade”, disse Jacineide. Ressaltando as parcerias com as secretarias de Cultura e Saúde.

O reitor da Universidade Federal de Alagoas – Ufal, Eurico Lobo, destacou o momento como um resgate da cultura de um povo. “O Museu Théo Brandão é um veículo de expressão direto da cultura e arte do povo alagoano”, disse.

A exposição tem texto e pesquisa feitos pelo pesquisador Daniel Reis, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), vinculado ao Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com sede no Rio de Janeiro.

 “A ação é para divulgar e dá visibilidade as pessoas”, disse o pesquisador.

Na mesma ocasião foi lançado o livro "A menina de barro", da escritora, Gianinna Bernardes. O livro conta a história de uma família que morava às margens do Rio Mundaú, no interior de Alagoas, e vivia a partir da criação de objetos feitos do barro colhido na beira do rio. “Estou muito feliz em lançar pela terceira vez essa obra, agradeço a todos pelo carinho e apoio”, disse.

Os quilombolas, felizes com o grande momento, mostraram sua arte numa apresentação contagiante, com a dança “Samba de Coco”, ao som dos atabaques. A apresentação no pátio do museu arrancou aplausos e elogios.

A exposição teve o apoio do Sebrae/AL e as parcerias da Vale, Prefeitura de União dos Palmares, e Universidade Federal de Alagoas (Ufal)e ficará aberta ao público até o dia 28 de setembro, na sede do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore – Avenida da Paz – 1490 – Centro, Maceió.

PRESENÇAS

Participaram da cerimônia, diversas autoridades. As secretárias de Cultura e Saúde de União dos Palmares, Genisete Sarmento e Carla Theresa. O diretor do Museu Theo Brandão, o antropólogo Wagner Chaves e o presidente da associação dos quilombolas do Muquém, Aldo Delmiro.
























 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...