segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Apesar da diminuição dos casos, dengue ainda é um problema no Estado

 Fotos: Sandro Lima

Olívia de Cássia – Repórter

A dengue é uma doença grave e que pode matar se não for cuidada com rapidez e diagnosticada com eficiência. Ela atinge mais de cem mil pessoas por ano no mundo e no Brasil é uma das de maior impacto. 

Em Alagoas, a doença teve redução de casos este ano, mas a preocupação das autoridades da área de saúde com relação ao problema continua, devido a esse período de tempo inconstante de chuva e sol, que propicia o acúmulo de águas e a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da doença. 

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual (Sesau), Sandra Tenório Accioly Canuto, em 2012 o Estado teve 28.271 casos e 13 óbitos confirmados: em 2013, no mesmo período, 9.347 casos e dois óbitos. “Isso demonstra uma redução de mais de 66% no número de casos e de 85% de óbitos”, observa.

Anualmente todos os municípios do Estado são afetados pela doença. Este ano, até o momento, segundo Sandra Canuto, apenas Penedo, Coité do Nóia e Maragogi apresentaram epidemia.  A superintendente em Saúde observa que nesses oito meses do ano aconteceram óbitos por conta da dengue nos municípios de Dois Riachos e Estrela de Alagoas.

Mesmo com a redução dos casos no Estado observado pela superintendente Sandra Canuto, a doença ainda é um problema devido à falta de cuidados da população nos seguintes aspectos: com relação ao descarte de pneus, casas com piscinas que são pouco usadas nesse período, lixo em terrenos baldios, ferros-velhos e borracharias, que podem acumular água, entre outros locais.

FISCALIZAÇÃO PREVENTIVA


Preocupada com os focos de mosquito que podem aparecer nessa época do ano, no próximo dia 26, uma ação integrada entre Ministério Público (MP), Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Slum), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) Batalhão de Policiamento da Capital e outras instituições do Estado, denominada Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) vai identificar focos de dengue e pretende atingir cem alvos, num primeiro momento.

A informação é do diretor de Operações da Slum, Pablo Ângelo. Segundo ele, a Slum já notificou 27 donos de terrenos baldios e 11 já se adequaram à lei, que diz que todo proprietário tem que mantê-lo limpo e cercado. A lei também determina que o proprietário tem cinco dias para começar a limpeza do terreno e 30 para concluir.

 “Aquele que não cumprir será autuado; a prefeitura vai fazer a limpeza do local e fazer a cobrança no IPTU”, observa. Pablo Ângelo diz ainda que cada secretaria tem a sua competência dentro da Fiscalização Preventiva.

Já Manoel Gomes, que coordena a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, destaca que a campanha de prevenção e combate à dengue está ativa e que vai participar juntamente com as outras secretarias da FPI. 

Ele ressalta que os bairros nobres da capital alagoana são os locais mais difíceis de fazer uma campanha de conscientização, porque muitos apartamentos estão fechados. “A população deve ter a preocupação e ter cuidado com os focos de mosquito”, observa o coordenador.

Infectologista alerta a população para os sintomas da doença

A dengue é uma doença que tem um período de incubação de três dias para se manifestar e os sintomas geralmente também duram três dias, na maioria das pessoas. Segundo a médica infectologista Adriana Ávila, se o problema se agravar a pessoa tem que fazer todos os exames para investigar se está tendo dengue hemorrágica.  Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo e existem quatro tipos diagnosticados da doença, já que o vírus causador possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Alguns sintomas da doença são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, moleza no corpo, dores nas articulações. Adriana Ávila observa que a população alagoana ainda não está conscientizada sobre a questão da doença. Ela observa que muitas pessoas só se lembram de prevenir a infestação do mosquito quando há uma epidemia; quando passa, voltam a esquecer. Por esse motivo, a médica avalia que deveria haver mais campanhas educativas.

“Muita gente só se lembra da doença quando há uma epidemia, quando passa, esquece, aí cuida pouco. Avalio que deveria ter mais campanhas educativas e cotidianas: nas escolas e nos meios de comunicação, com cartazes, palestras, orientação nas praias, pois o mosquito está ‘mais sabido’ e não se prolifera mais apenas em água limpa”, observa.

As filas e a espera para o atendimento, o não reconhecimento do problema pelo médico, de imediato, são fatores que podem agravar o problema que, se for detectado com precisão e houver um rápido atendimento, há alta possibilidade de sobrevivência, segundo a infectologista. Ela pontua que às vezes o médico pode não tratar adequadamente o paciente, que precisa estar atento aos sinais de agravamento dos sintomas.

“Se os sintomas se agravarem é necessário o internamento hospitalar, o paciente precisa fazer o hemograma e todos os outros exames; mas, se para quem tem acesso fácil à saúde já é difícil, imagine para quem não tem e vem do interior”, diz. Adriana Ávila orienta que se a pessoa tem febre ou outro sintoma da doença procure logo um médico para confirmar o diagnóstico. “Às vezes não é preciso fazer o hemograma, mas se forem graves os sintomas, sim”, destaca.

A pessoa com dengue, segundo a médica, deve se hidratar com o aconselhamento médico. “O médico vai dizer a quantidade de líquido que o paciente deve tomar, segundo o seu peso; tomar água, chá suco, soro de reidratação, repouso. Não pode tomar refrigerante nessa fase, nem anti-inflamatórios e nem injeções”, pontua.

 Foto: Adailson Calheiros
Boletim Semanal da Sesau notifica 92 casos

O último Boletim Informativo Semanal Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), tabelado em 19 de agosto, indica que até o dia 10 do mesmo mês foram notificados 9.347 casos da doença no Estado e confirmados 4.181. O boletim também indica que estão sob investigação 3.125 e 2.041 foram descartados. Na última semana tabelada foram notificados 92 casos no Estado.

O boletim, que é expedido toda terça-feira, indica ainda que a faixa etária mais atingida pela dengue foi de 20 a 39 anos, com 29 casos (de 1º janeiro até o dia 10 de agosto), seguidos pelos de 40 a 59 anos, com 23 casos e de dez a 19 anos, 19 casos. Ainda segundo o boletim da Sesau, 17 crianças de um a nove anos foram afetadas pela doença no Estado. A amostragem por sexo do boletim indica que dos casos apontados, 53 foram de homens e 44 de mulheres.


Apesar da redução nos números de casos da dengue no Estado, 46 municípios foram noticiados com confirmação laboratorial, 49 estão com risco, 32 em alerta e em situação epidêmica estão três municípios: Penedo, Coité do Nóia e Maragogi, como mencionou Sandra Canuto. Na capital alagoana há risco de surto nos bairros de Cruz das Almas, Jatiúca, Mangabeiras, Ponta Verde, Pajuçara, Poço, Ponta da Terra, Complexo Benedito Bentes; em alerta estão o bairro do Prado, Ponta Grossa, Levada, Pontal da Barra e Trapiche.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...