terça-feira, 20 de agosto de 2013

Conselho da Apa de Murici toma posse para o biênio 2013-2015

Por João Paulo Farias – Texto e Fotos
Secretário Macário abre cerimônia


O município de União dos Palmares sediou na manhã desta segunda-feira, 19, a cerimônia para empossar os 42 membros do Conselho da Área de Proteção Ambiental de Murici- APA. O evento reuniu representantes de seis dos nove municípios que compõem a maior área de proteção ambiental do Estado.

Segundo o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA) em Alagoas, Adriano Augusto, é preciso um olhar dos gestores para essa Apa. “Somos muito pequenos para fiscalizar, temos que unir forças, o conselho é importante pois tem o papel de defender, denunciar e educar”, disse Augusto.

O presidente explanou a preocupação com os resíduos que poluem a Apa, principalmente no que se refere à contaminação dos lençóis freáticos: “Se continuar dessa forma, estamos à beira de uma catástrofe; o descarte inadequado dos resíduos causa muitos problemas”, destacou.

Para o secretário de Meio Ambiente de União dos Palmares, Macário Rodrigues, o conselho é um passo importante para preservação da natureza nessa região, incluindo as matas, rios e riachos. Ele lembra o trabalho de recuperação das nascentes que está sendo desenvolvido no município: “Hoje estamos recuperando junto aos produtores várias nascentes, esse é um dos nossos principais desafios”, disse.

Macário também destaca a preocupação com o aterro sanitário, já que foi feito um consórcio junto com 15 municípios, segundo o secretário, há duas áreas para serem vistoriadas e há recursos junto ao Governo do Estado e Federal para executar o projeto.

“Hoje União produz cerca de 60 toneladas de resíduos por dia, fora os entulhos e tudo isso vai para um lixão a céu aberto, que só pode existir até 2014”, enfatiza.

Representando a Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo, que fica em São José da Laje, a secretária de Turismo de União dos Palmares, Jacineide Maia, esteve acompanhada do seu pai e fundador da reserva, o senhor Osvaldo Timóteo. Na ocasião, ela aproveitou para falar do potencial turístico ecológico que tem a região onde está a Apa: “A partir do conselho é importante amadurecer e implantamos as ideias”, disse ela.

Os conselheiros empossados para representar União dos Palmares, foram: titular, Juliana Mônica, assessora da Secretaria de Meio Ambiente e suplente, Madalena Soares, da Sala Verde Serrana dos Quilombos, Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Educação.










 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...