Olívia de Cássia – Repórter
O artista plástico Allan Monteiro, faz exposição na Galeria Sesc-Centro, em Maceió, intitulada “O Inceticismo”, de 8 a 30 de agosto. Nesta exposição o artista trata das inferências de desconstruir formas de uma obrigatoriedade de não justificar um conceito nem de abrigar nele mesmo sua maneira de expressar arte como uma justificativa.
“A arte pela arte, sem representação, o artista e a obra como algo que impressa e repassa aos que têm uma visão e define uma informação como função em decorrência da gratuidade daqueles que o sentem sem o exercício e a obrigatoriedade de nele e em sua obra entender”, conceitua.
O trabalho do artista plástico é, em síntese, mais uma maneira de expelir os conceitos da obra e distanciar-se dos rótulos de que arte tem a obrigação de falar da própria história.
Alagoano de Arapiraca e reconhecido internacionalmente em países como Alemanha, França, Itália, Áustria e Portugal, onde fez várias exposições, além do Brasil, neste trabalho ele destaca os riscos que mostra “apenas sintomas em não dizer de si mesmo um mecanismo comum que permita ao espectador produzir um gosto pela sua maneira de mostrar-se e de se expor sem que haja como resposta uma ordem em pensar”.
Allan observa que “O inceticismo” inexiste de tal maneira que julga ser necessário seu sentido reto e seu fenômeno sem mais a literalidade daquilo que em decorrência da escrita mostra-se em avesso na arte”, observa.
O artista já fez mais de 40 exposições nacionais e outras 15 intencionais, entre a Alemanha, França, Itália, Áustria e Portugal. Autodidata, desde muito cedo ele começou a pintar: “Pinto o chão, paredes, telas, lençóis, mesas e outras coisas”, explica o artista.
Para quem aprecia a arte, a exposição de Allan Monteiro é uma boa oportunidade de rever conceitos e discutir o tema. Vale conferir.
Me acompanhe também no link http://tribunahoje.com/blogs/31/olivia-cerqueira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aqui dentro tudo é igual
Olívia de Cássia Cerqueira Aqui dentro está tudo igual. Lá fora os bem-te-vis e outros pássaros que não sei identificar, fazem a fes...
-
Foto Inteligência artificial Olívia de Cássia Cerqueira (29-09-2024) Quando meus pais morreram, vi meu mundo cair: papai três antes que ...
-
Olívia de Cássia Correia de Cerqueira Jornalista aposenta Revisitando minhas leituras, relendo alguns textos antigos e tentando me con...
-
Olívia de Cássia Cerqueira – Jornalista aposentada (foto Inteligência artificial) Este texto eu escrevi em 1º de setembro de 2009 ...
3 comentários:
Além de não ter entendido o que o artista quiz falar sobre o conceito da exposição,a palavra "INCETICISMO" não existe em nenhum dicionário,e no texte ela vem de duas formas:Com "S' e com "C".
KKKKKKKKKKKKK
Exatamente por ser um termo escrito pelo próprio artista descrevendo o seu trabalho por e-mail, coloquei a expressão aspeada, porque não a conheço, amigo (a). Quanto à correção do 's', eu já o fiz, obrigada pelo aviso e visite sempre.
Palavra criada para os imbecis que só crer no que entende...No que se ler e acha chato ser chato mesmo pra piorar. O conceito foi ou e é formar palavras e fundamentar a lição de que o artista é um criador. Ele tudo pode e tudo posso no que sou.
Deus errou quando fez o mar menor do que eu.
Postar um comentário