segunda-feira, 18 de julho de 2011

Quilombolas fazem seus autorretratos

Jovens fotografaram o cotidiano da comunidade que vive resistindo às mudanças do tempo

por Waldson Costa - texto e foto

O céu não abriu e a chuva não cessou. Mesmo assim, embaixo das sombrinhas e sob a cobertura do galpão que serve de ateliê para os artesãos da comunidade Muquém, em União dos Palmares, os jovens fotografaram um pouco povoado onde vivem na oficina de fotografia digital, realizada pela equipe do projeto, no dia 16 de julho.

Na oportunidade, os adolescentes registraram atentos os trabalhos de dona Irinéia e seu Antônio, casal de artistas referência do local, que modelam no barro a vida e os costumes da comunidade. Além deles, outros elementos importantes que fazem parte do dia a dia do lugar também entraram no foco: as pequenas roças, a criação de animais, a produção do artesanato, os afazeres domésticos.

Vítimas da cheia que atingiu Alagoas e Pernambuco em junho do ano passado, a comunidade possui uma forte relação com o rio, que banha todo o povoado. Devido à intensidade das águas, o Muquém perdeu casas e teve todas as construções condenadas pela Defesa Civil. Apesar disso, muitos moradores permanecem no local, lutando contra as alterações do tempo.

A chuva arrastou tudo, mas encontrou resistência no caminho. Uma jaqueira, que embora não seja imponente no tamanho, foi forte em suas raízes, e conseguiu salvar a vida de 52 pessoas. Agarrados em seus troncos, os quilombolas atravessaram a madrugada rezando e pedindo a Deus que as águas não levassem ninguém. Como mais um símbolo de resistência da comunidade, a árvore ganhou fitas coloridas como forma de agradecimento e o respeito dos moradores.

O resultado da oficina poderá ser conferido a partir do dia 24 de julho, quando a exposição com as melhores imagens dos participantes será exposta na comunidade. O projeto Autorretrato é patrocinado pelo programa BNB de Cultura, do Banco do Nordeste, em parceria com o BNDES e o Governo Federal. Todas as etapas das oficinas, exposições e municípios visitados nessa edição podem ser conferidos no blog www.retratonordeste.blogspot.com.

Fonte: Alagoas 24 Horas

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...