sexta-feira, 29 de julho de 2011

A sempre determinação de levar vantagem


Petrucio Manoel Correia de Cerqueira - Bancário


No século XX, em pronunciamento no púlpito do Congresso Nacional, Rui Barbosa dizia, que boa parte do povo brasileiro já sentia vergonha de ser honesto, ao ver tanto trambique e tantas pessoas desonestas proliferando em nosso País , como também aquelas que simplesmente querem levar vantagem em tudo que fazem ou dizem.

É impressionante a quantidade de ações praticadas e a criatividade das pessoas para levarem vantagem. É em ponto de ônibus, nas filas de restaurantes, nas filas de banco, em salas de espera nos médicos, nos dias de eleição, e por aí vai.

Trabalho em uma agência bancária no interior (S. Miguel dos Campos), e é impressionante a criatividade do povo para burlar a ordem de chegada para o atendimento, principalmente as mulheres.

O atendimento da agência é feito através da entrega de fichas por ordem de chegada, tanto as normais, como as preferenciais para idosos, gestantes, crianças de colo, portadores de necessidades, etc.

Devido ao grande número de empresas instaladas na região, é grande o número de pessoas que necessitam de atendimentos de PIS, FGTS, Bolsa Familia, Seguro Desemprego e outras ações sociais do Governo Federal.

No começo do ano, atendi no caixa uma pessoa que deveria ter uns vinte anos de idade. Ela portando uma ficha preferencial, indaguei-a sobre a ficha, e ela respondeu rispidamente que estava grávida de dois meses.

Meses mais tarde, ela novamente apareceu na agência, lembrei-me da fisionomia dela, pois da primeira vez ela respondeu-me com muita ignorância e não a esqueci, ela novamente com a ficha preferencial, e ainda sem barriga, veio novamente ao meu caixa, e alegou novamente que estava grávida de dois meses.

Educadamente, comentei o acontecido anteriormente, e ela meio sem jeito voltou e recebeu uma ficha de atendimento normal.

Outra, imaginem só, chegou ao banco com a blusa na altura dos seios molhada, disse que estava amamentando. Só que desta vez foi outro cliente que estava esperando na fila e gritou para todo mundo ouvir, “essa mulher estava no restaurante aqui do lado e molhou a blusa na pia de lavar as mãos”.

A criatividade, que deveria acontecer para realizações de coisas úteis, infelizmente não está acontecendo.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...