sexta-feira, 22 de julho de 2011

Vocação para o turismo


Olívia de Cássia –jornalista
(Texto e foto)

Alagoas já foi cantada e decantada em verso e prosa como uma bela região que tem vocação para o turismo. Suas belas praias e lagoas –de onde derivam o nome do Estado, encantam os olhos dos turistas que por aqui desembarcam e lá fora divulgam nossas terras.

Do artesanato à gastronomia, além da história, temos muito o que contar por aqui. No interior do Estado também tem muitas belezas históricas para mostrar e esse é um lado que ainda precisa ser explorado, além do turismo de praias.

O incentivo ao turismo, todos sabem, gera renda e divulgação dos nossos encantos e belezas naturais.

A cidade de Marechal Deodoro, terra do proclamador da República, tem o que mostrar com suas igrejas, museus e artesanato, além de promover atividades culturais durante o ano, como a Flimar (Feira de Literatura), que acontece no próximo mês de setembro.

Penedo e Piranhas se destacam pela arquitetura e por saberem tirar proveito de sua história e ainda preservam os casarios. Viçosa preserva os casarões do antigos engenhos. Jás em Capela e Boca da Mata, além das belezas naturais da região da Mata alagoana, se destacam com as esculturas de madeira, entre outras riquezas.

União dos Palmares carrega consigo a história do Quilombo dos Palmares, a maior epopeia de luta pela liberdade e por ser a terra de Jorge de Lima, o príncipe dos poetas, que se destacou no parnasianismo, além de Luiza de França e Maria Mariá.

Tantas outras cidades e recantos nossos que ainda precisam ser descobertos e valorizados pelos alagoanos, muitos que nem conhecem ainda o seu estado e saem por aí a fora em busca de novidades.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...