domingo, 17 de julho de 2011

Deputada federal do PT e lideranças do partido visitam Serra da Barriga


Olívia de Cássia - Repórter
(Texto e fotos)


A Serra da Barriga recebeu visitas ilustres, na tarde deste domingo, 17, apesar do dia chuvoso, nublado e muito frio. A deputada federal Janete Pietá (PT/SP) fez uma visita ao local, acompanhada do secretário-geral do PT, Eloy Pietá e de lideranças do partido no Estado, como o presidente do PT estadual, Joaquim Brito, a presidente do partido em União dos Palmares, Genisete Lucena, o vereador Manoel Feliciano (PT), a superintendente do Incra no Estado, Lenilda Lima, entre outras lideranças do local.

Janete Pietá disse que ficou muito emocionada com a visita e observou que a ida à Serra da Barriga foi mais um sonho realizado. “Senti a alma apertada, fiquei toda arrepiada quando ia chegando aqui”, disse ela.

Integrante do movimento negro de São Paulo, a deputada disse que a visita ao quilombo de Zumbi foi mais um sonho realizado, mas que “esperava que houvesse mais conservação do local. Aqui foi um quilombo que era uma sociedade socialista, uma comunidade mista de negros, índios e judeus. Cabe a mim, agora, em Brasília, lutar por melhorias aqui”, disse ela.

A deputada, do meio para o fim do percurso da ida à Serra da Barriga, fez questão de ir em cima da camionete, cantando e fotografando paisagens. Ela disse que a Serra da Barriga é um local que poderia estar mais conservado e utilizado como um espaço turístico e histórico, mas destacou que está um pouco abandonado e descuidado, apesar da aparência de conservado. “Eu esperava que tivesse mais conservado”, disse ela.

REFORMA

Janete lembrou que foi no governo Lula que foi feita a reconstrução (construção do Parque Memorial Quilombo), mas que algumas reformas e manutenção precisam ser feitas, como a melhoria da estrada de acesso à Serra da Barriga, que em alguns locais dificulta a passagem de carros pequenos, além do reparo em peças como o ponto de áudio, onde logo que foi construído o Parque se podia ouvir a voz de vários artistas de renome nacional contando a história do quilombo, mas que no momento está desativado, entre outros itens, como os bancos rústicos colocados em frente às construções, foram retirados, além das palhas das cabanas e ocas que precisam ser trocadas.

Janete Pietá veio a Alagoas participar do Seminário sobre a reforma política, realizado Na sexta-feira, 15, na Casa da Indústria, juntamente com as deputadas Luiza Erundina (PSB/SP) e Rosinha da Adefal (PTdoB/AL).

O secretário-geral do PT, Eloy Pietá, disse que o Partido dos Trabalhadores é um partido que luta pela igualdade e que a maior desigualdade que pode existir em uma sociedade é a escravidão. “A luta de Zumbi é a luta pela igualdade de direitos e o PT se identifica e defende essa luta”, disse ele.

Eloy esteve em Maceió para falar da alteração do regimento interno do PT e para se reunir com o diretório estadual do partido. Na visita ao local onde funcionou o maior e mais importante quilombo do país, as lideranças aproveitaram para conhecer o local, fotografar e desfrutar das belezas do local. Eles prometeram voltar à Serra da Barriga em outra oportunidade.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...