Divulgação/Internet
Objetivo é discutir políticas públicas para o segmento
A 2ª Conferência da Juventude de Alagoas será lançada nesta quinta-feira (21), às 17h30, no Palácio República dos Palmares, com a presença do governador em exercício, José Thomaz Nonô.
O evento é uma preparação para a conferência nacional de políticas públicas de juventude, organizada pelo governo federal, marcada para dezembro deste ano, em Brasília, e tem como tema “Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!”.
A conferência estadual está sendo organizada pelas Secretarias de Estado da Articulação Social (Seas) e da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e ocorrerá nos dias 23 e 24 de setembro de 2011.
Em Alagoas, a juventude começa a se organizar para discutir o texto base, formulado há três anos durante a primeira conferência, que deu origem ao Plano Nacional e ao Estatuto da Juventude, em tramitação no Congresso Nacional.
“Com base no texto já existente, os jovens alagoanos farão uma reeleitura visando readequá-lo às mudanças vivenciadas hoje”, afirma o superintendente de Articulação da Juventude da Seas, Jamison Rodrigues, ao informar que no decorrer do ano os jovens estão participando de discussões sobre suas necessidades e sobre o presente e futuro do País.
Para isso, ficaram definidas etapas a serem realizadas por todos os Estados, até chegar na etapa nacional. “Por isso, a importância da mobilização da juventude para a participação nas conferências”, observa a superintendente de Políticas para a Juventude da Secretaria da Mulher, Ana Maria.
São três temas centrais a nortearem a conferência: juventude – democracia, participação e desenvolvimento nacional; plano nacional de juventude: prioridades 2011-2015; e articulação e integração das políticas públicas de juventude.
Inseridos nesses temas, estão os eixos a serem trabalhados visando atingir os objetivos que devem organizar as políticas de emancipação e do desenvolvimento integral dos jovens, passando pela afirmação de novos direitos específicos, segundo define o texto da conferência nacional.
“Direito ao desenvolvimento integral, tais como educação, trabalho, cultura, comunicação”; direito ao território – cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais; direito à experimentação e qualidade de vida – saúde, esporte, lazer e tempo livre; direito à diversidade e à vida segura – segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos e direitos à participação.
Confira o calendário
Conferências livres:
De 1º de junho a 30 de setembro;
Conferências municipais, regionais e territoriais:
De 1º de junho a 31 de agosto;
Conferências estaduais e do Distrito Federal:
De 1º de setembro a 31 de outubro;
Consulta aos povos tradicionais:
Até 31 de agosto
Etapa nacional:
De 9 a 12 de dezembro de 2011.
Fonte: Assessoria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aqui dentro tudo é igual
Olívia de Cássia Cerqueira Aqui dentro está tudo igual. Lá fora os bem-te-vis e outros pássaros que não sei identificar, fazem a fes...
-
Foto Inteligência artificial Olívia de Cássia Cerqueira (29-09-2024) Quando meus pais morreram, vi meu mundo cair: papai três antes que ...
-
Olívia de Cássia Correia de Cerqueira Jornalista aposenta Revisitando minhas leituras, relendo alguns textos antigos e tentando me con...
-
Olívia de Cássia Cerqueira – Jornalista aposentada (foto Inteligência artificial) Este texto eu escrevi em 1º de setembro de 2009 ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário