terça-feira, 17 de abril de 2012

Medeiros critica Governo por falta de assistência técnica

Olívia de Cássia - arquivo
Olívia de Cássia – Repórter, com Camila Ferraz

O governo do Estado também recebeu críticas na tarde desta terça-feira, 17, do deputado Ronaldo Medeiros, do PT, que foi o segundo parlamentar a fazer uso da fala no plenário, na sessão, que contou com a participação de 14 deputados. Medeiros concordou com as críticas feitas pelo deputado Judson Cabral e acrescentou outras.

Em seu pronunciamento, Ronaldo disse que o governo vem cometendo diversos erros em sua administração. “Um deles é o fato de o governador estar querendo capacitar agricultores rurais em outras áreas”, segundo o petista.

“É um grande erro pensar que é possível tirar um trabalhador da zona rural e em 15 dias torná-lo um pintor, um carpinteiro; é até um crime que está sendo cometido contra essas pessoas. Eu ouço falar que o Governo quer capacitar essas pessoas, isso não é uma capacitação, é uma mudança de profissão e não é isso que os agricultores querem, eles querem condições, assistência técnica para trabalhar em suas terras”, ressaltou o deputado.

Ronaldo Medeiros também alertou o Governo do Estado sobre as terras que ficam às margens do Canal do Sertão, observando que poderiam ser doadas para pequenos produtores, visto que, como a indústria da cana está mecanizando as colheitas.

“E consequentemente vai haver muito desemprego, esse trabalhadores, já poderiam ser assentados às margens dos primeiros 70 km do Canal do Sertão, pois terão água suficiente e poderão trabalhar dignamente sem precisar mudar de profissão ou até mesmo continuar desempregados”, disse ele.

O deputado acrescentou que Alagoas foi o Estado do Brasil que mais desempregou e se o governador não tomar atitudes enérgicas vai continuar dessa forma. “Já solicitei uma sessão pública para debater sobre o Canal do Sertão e assim, poderemos explorar esses assuntos de forma clara e com a participação de todos os interessados”, ressaltou Medeiros.

Ainda sobre a questão da falta de assistência técnica para a zona rural, o deputado falou sobre o Projeto da Nova Emater, que foi aprovado ano passado pela Assembleia Legislativa e, segundo Medeiros, até hoje o Governo sequer nomeou a diretoria. “Só com esta empresa funcionando corretamente o agricultor alagoano poderá ter uma nova realidade e contará com profissionais qualificados para ajudar no desenvolvimento de suas tarefas de maneira correta”, pontuou Medeiros.

O deputado Ronaldo Medeiros ainda falou sobre o concurso de produtividade do milho de Poço das Trincheiras e disse que hoje, “após o trabalho desenvolvido pelo técnico da área, José Valmiro Gomes, o agricultor que produzia apenas cinco sacas de milho por tarefa chega a produzir mais de 40”, explicou.

O petista também lamentou que, apesar de trabalhos desenvolvidos como o exemplo de Poço das Trincheiras, ainda assim, as discussões mais recorrentes no Estado giram em torno de transferência de presos, de ambulâncias do Samu quebradas, entre outros temas ruins. “Infelizmente temos que admitir que Alagoas caminha de ré”, finalizou.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...