sábado, 14 de abril de 2012

Está faltando poesia

Olívia de Cássia Correia de Cerqueira

Está faltando na vida um pouco de poesia. Parece que a juventude atual não sonha mais, como em outros tempos sonhávamos. Sonhávamos em transformar o mundo com nosso modo de ser, nosso estilo de vida e nossos ideais.

A poesia é essencial à vida. Todo mundo precisa um pouco de prosa e de poesia, para fugir da rotina dura da vida, para fugir de tanto problema. Acho que algumas pessoas são tão agressivas e cruéis pela falta dessa sensibilidade que a poesia e os versos nos dão.

Pessoas que vivem de mal com a vida, transformam qualquer ambiente em lugar de energias pesadas. Hoje eu acordei com vontade de falar de poesia. Acordei com aquele nó na garganta, aquele apertinho no peito que só os poetas sabem decifrar o que é que é.

Caí na rotina e só mais tarde percebi que o apertinho no peito e o nó na garganta continuavam e eu precisava compartilhar com algum amigo, desabafar. Procurei nos quatro cantos da mente, mas, enfim, a gente que é só se vira como pode...E cá estou eu...

E cá estou eu, desabafando minhas doces fantasias, que parecem adolescentes, meus sentimentos incontidos e mal curados. Às vezes me sinto só, sinto-me como se fosse um ET, pensando em sentimentos profundos, em amores impossíveis.

Sinto falta de poesia, de vida latente. Sei que já não posso sonhar como nos sonhos juvenis. Apesar de os pensamentos voarem longe às vezes, preciso colocar os pés no chão e pensar como mulher adulta que sou; mas isso não quer dizer que eu tenha que ser dura e cruel, embora muitas vezes a vida nos leve a isso.

Mas está faltando poesia. Na televisão a gente só vê crueldade nas novelas, violência nos noticiários e nos desenhos infantis. Nossos heróis continuam os mesmos e precisamos deles para dar algum sentido na vida. Vida que grita, que sacode, que agita: está faltando poesia na vida.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...