sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Rotina de jornalista ...

Por Olívia de Cássia

Meu dia começa às primeiras horas da manhã quando logo que levanto e ligo o computador. Como jornalista, a primeira visita é para os e-mails: checar mensagens e em seguida o bom dia nas redes sociais e passeio pelos sites de notícia.

Percorrer os portais para ficar atualizada com as informações, principalmente nas áreas de política e cultura, bem nessa ordem, é meu ofício diário. Meu trabalho de profissional da imprensa depende disso, das várias informações que vou recebendo ao longo do dia, pelo Facebook e outras ferramentas da internet.

Hoje em dia a tecnologia se tornou quase que a principal fonte de informação não só para um jornalista e profissionais da área. É impossível ficar desconectada. O dia inteiro eu passo à frente do notebook acompanhando e recebendo notícias, principal ingrediente para desenvolver meu trabalho.

Além disso, eu tenho dois blogs. Um de cunho pessoal, onde além de notícias eu posto artigos, fotos, poesias e crônicas e um blog no portal tribunahoje.com onde coloco notícias e artigos que são publicados aos domingos na página de Opinião, do jornal Tribuna Independente.

Amo meu trabalho, faço-o com gosto, dedicação e muito carinho e procuro melhorar a cada dia me reciclando e não deixando meu texto envelhecer. Por meio da leitura e da escrita eu me realizo.

Fico triste quando não vejo reconhecimento naquilo que faço com tanto carinho, mas não quero loas e nem bajulações, apenas quero sentir e ver valorização de um trabalho que é feito com seriedade e disposição.

Para aqueles profissionais que relutam em não se renovar, em ficar apenas criticando o colega de trabalho, vai aqui uma dica: dedique-se, procure melhorar seu desempenho e faça autocrítica.

Talvez agindo assim entenda melhor a tarefa de quem o faz com seriedade e compromisso. Quase perdi o sono ontem à noite, por causa de uma conversa, mas felizmente, depois de pensar muito eu consegui adormecer e dormir o sono dos justos.

Antes eu tive que desabafar, era necessário colocar alguns esclarecimentos em pauta a quem de direito. Lamentável que pessoas que trabalham com comunicação ainda ignorem os colegas que acessem as redes sociais.

Somos um produto desse meio. Nenhum comunicador que queira estar bem informado e que priorize por desenvolver com propriedade o seu trabalho pode ficar longe das redes sociais hoje em dia. Elas são fonte de informação.

Quem trabalha com assessoria de imprensa e marketing político sabe o quanto a ferramenta internet com rede social é valiosa nos dias de hoje. Cerca de 80% do nosso trabalho depende dela hoje em dia. Fica a dica. Tenham todos um bom dia e fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...