quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Medeiros critica a saúde no Estado e no País

Ronaldo Medeiros
Por Camila Ferraz - assessoria

Durante pronunciamento na sessão desta terça-feira (4), o deputado Ronaldo Medeiros fez um pronunciamento criticando o sistema público de saúde do país e um fato que o chamou a atenção foi uma matéria veiculada por uma TV aberta, na qual foi exibida uma fila quilométrica no Estado do Rio de Janeiro, para que cidadãos conseguissem atendimento com um médico ortopedista para 2013.

“Aqui em Alagoas a mesma coisa acontece, não temos filas, mas temos espera longa, nós não podemos mais permitir que pessoas morram todos os dias a espera de um atendimento médico, eu ouço sempre que um dos grandes problemas hoje é o aumento de processos judiciais para conseguir atendimento na rede pública, é a elitização da saúde, o que é um absurdo!”, observou Medeiros.

Continuando sua fala o parlamentar acrescentou que outro problema grave é a suposta falta de recursos para os atendimentos com recursos do SUS para pacientes com câncer, por exemplo, “é Lei que uma pessoa com câncer não pode passar mais de 30 dias para conseguir atendimento e essa ‘judicialização’ complica ainda mais, saúde é um direito de todos e infelizmente esse direito vem sendo retirado do cidadão”.

O deputado sugeriu que fosse criado e pensado com urgência um novo modelo de saúde pública, salientando que “o SUS no papel é muito bonito, mas na prática massacra àqueles que mais necessitam de um atendimento médico gratuito”.

Ainda como uma forma de contribuir com o tema, o parlamentar acrescentou que é muito fácil construir um prédio, para dar lugar a uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA, mas para que a mesma funcione e se mantenha é necessário recursos, que hoje, não são suficientes, “então eu questiono, para que construir? A situação é precária, como um médico faz cirurgias e outros procedimentos recebendo tão pouco? Uma médica me falou que para fazer algumas cirurgias os médicos recebem cerca de 80 reais, é inadmissível”.

De acordo com o petista, os planos de saúde também estão enfraquecendo seus serviços tendo em vista que muitos usuários estão migrando para os planos que consequentemente não estão conseguindo manter seus serviços com os preços ofertados “lamentavelmente o que temos hoje é uma saúde pública medíocre, muitas pessoas não conseguem fazer uma simples consulta”.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...