quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Câmara de União aprova Projeto de Lei que limita horário de cargas e descargas de mercadorias

Olívia de Cássia com João Paulo Farias
(foto: João Paulo Farias)

A Câmara Municipal de União dos Palmares (CMUP) aprovou na sessão desta terça-feira, 18, o Projeto de Lei 038\2011, do Poder Executivo, que dispõe sobre o limite do horário de cargas e descargas de mercadorias no centro da cidade.

O projeto estava arquivado há meses, voltou a ser discutido pelo Legislativo municipal e enfim foi aprovado durante a sessão ordinária da Casa de Hermano Plech na manhã de ontem.

Segundo o Projeto de Lei, “fica proibido fazer cargas e descargas em diversas ruas do centro, das 7h até as 18h”, evitando com isso os grandes congestionamentos que ocorrem com frequência na cidade.

Com o ordenamento previsto em lei, há a possibilidade de se amenizar o problema na cidade, devido ao caótico trânsito de união.

“O Projeto de Lei vem tentar amenizar o problema, já que os grandes veículos que descarregam mercadorias em grandes supermercados do centro atrapalham o tráfego de pessoas e veículos nas principais artérias da cidade, o que causa grandes transtornos”, observam os vereadores.

Segundo João Paulo Farias, do site O Relâmpago, não é de hoje que a questão do trânsito é debatida nas sessões da Câmara de União.  “Com a aprovação unânime desse projeto, os parlamentares esperam que boa parte do problema seja resolvida”, disse João Paulo Farias.

Segundo o vereador Alan Elves (PV), esse remédio será amargo, já que muitos comerciantes irão pressionar para não cumprir essa lei.

Já o vereador Edvan Correia (Bobo) (PTB), disse que toda mudança traz constrangimentos para alguns e melhorias para outros.

 “Houve muito estudo e observação, há um desconforto a quem trafega a pé e em veículos; essa lei vai melhorar um pouco o trânsito, principalmente no centro da cidade”, ressaltou o parlamentar.

Para o vereador Manoel Feliciano (PT), não adianta a lei sem que a SMTT – Superintendência de Transportes e Trânsito, fiscalize.  “É necessário colocar em prática o serviço da SMTT”, cobrou o petista.

Já o vereador Cícero Aurélio (Tutu) (PV), destacou o trabalho educativo no trânsito da cidade e falou da importância desse projeto. 

“A lei está sendo aprovada para melhorar o trânsito e não para prejudicar; tem que cumprir, doa a quem doer”, disse. Depois de aprovada, a lei  segue para a sanção do Prefeito Areski Freitas (PTB).

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...