sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Críticas construtivas são bem-vindas


Olívia de Cássia – jornalista

Estou ficando cansada de comentários negativos e críticas que só sabem denegrir pessoas e não constroem nada. Há pessoas que só vieram ao mundo para fazer críticas que não edificam. Criticam tudo e se acham os donos da verdade e não percebem a falta de tato que têm para lidar com determinadas situações.

Não quero dizer que sejamos alienados, que percamos a nossa capacidade de sonhar e que não sejamos críticos diante da corrupção e do desvio de verbas públicas, isso não. Temos que ficar atentos aos atos dos nossos governantes e cobrar ações pro-ativas para a sociedade.

Mas há pessoas que veem defeito em tudo e por tudo. Isso é uma praga. Essas criaturas têm um sentimento de inferioridade profunda ou de superioridade exagerada. E para lidar com isso a psicologia ensina que precisamos estar de bem conosco mesmo para sermos assertivos diante dessas pessoas.

“Quando não conseguimos esta tranquilidade para nos posicionarmos de forma tranquila diante do critico devemos voltar o olhar para dentro de nós mesmos e procurar o porquê disso”, dizem os estudiosos.

Erros existem para ser reparados, mas tem gente que acha que ‘quanto pior melhor’, para poder criticar e depois alardear que estavam certos. O filósofo Tales de Mileto dizia que a coisa mais difícil do mundo é conhecermo-nos a nós mesmos, e o mais fácil é falar mal dos outros. E é verdade.

Não tem postura melhor do que a da crítica ao sistema ou aos outros. Eu sempre fui uma pessoa muito crítica e contestadora ao que está estabelecido, mas hoje avalio as questões com mais maturidade. A gente se acha  dona da verdade.

Como se explica atitudes de pessoas que só sabem criticar, e nunca enxergam seu próprio erro? Na maioria das vezes as pessoas olham para o umbigo alheio e se esquece de olhar o próprio. Tem um ditado popular que diz: ‘senta em cima do rabo para falar do vizinho’.

Esse é um assunto muito melindroso de a gente tratar e lidar por aqui e não vou me aprofundar muito, até porque não sou especialista no caso, mas eu avalio hoje que precisamos dar um crédito de confiança às pessoas, observar como vão agir em suas responsabilidades públicas e aí depois tirar as nossas conclusões. Bom dia e fiquem com Deus.

2 comentários:

Oswaldo disse...

O tema é bom...
Maluf já dizia! Fale bem ou mal. Mas fale de mim...
O sistema é imenso, e sua fome é voraz. Para comentar o assunto é preciso uma imensa mesa para que a pauta seja pré definida e o tema, filosoficamente seja debatido e que se encontre de fato uma saída para o caus que está aí pra todos ver.
Só com planejamento filosófico o Brasil encontrará uma solução pacífica para o assunto em pauta.
Meus bloguers:
bombeiroswaldo - educarnareal - poesiasmil - 4bib - dominioestrangeiro

Abraços Olívia...

Olívia de Cássia Cerqueira disse...

Seja bem-vindo e visite sempre.

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...