quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O meu caminhar...


Olívia de Cássia - jornalista


Vivo procurando a felicidade. Tenho a estranha mania de acreditar nas pessoas e na vida. Não quero passar por aqui sem deixar uma marca que me identifique: uma boa mensagem. 

Talvez não seja completamente por acaso que eu tenha entendido há muito tempo que não adianta  mais pensar em pessoas e coisas que não valem a pena.

É preciso ter otimismo e embora tenham me dito isso quando eu era adolescente, só vim aprender a lição na maturidade. Nem sempre a gente acerta o prumo, mas é bom saber que se a gente tenta e dá uma chance à própria sorte é sempre bom. Sou um eterno caminhar sozinha.

Não penso mais em ti como pensava antes, por incrível que pareça; ontem  eu descobri que és apenas uma lembrança de um passado que já passou faz tempo e estranhamente eu senti um alívio ao perceber isso, foi como um ato de libertação.

É incrível como a gente percebe que se enganou no caminhar, por um longo tempo na vida,  mas ela  é um eterno experimento, um aprendizado sem fim. Eu sou parte dessa história, mas às vezes me sinto como se fosse agora uma expectadora.

Se de vez em quando eu tento uma aproximação, me comunicar contigo é apenas uma forma de querer ser gentil, de não acabar de vez com uma história que teve tantas lutas e tantos enredos, mas cada vez eu me convenço que não passas de um estranho.

Na vida tudo tem um começo, um meio e um fim e devo me convencer de que tudo chegou ao fim tem anos e anos e que não posso mais esperar uma palavra amiga, se nem isso tu tens para me dar.

A vida é uma eterna passagem, talvez um dia encontres alguém que te faça entender as nuances; a profundidade de um caminho que você não quis percorrer e que não acreditou. Mas também entendo que cada um faz o seu próprio destino e sua história.

Agora eu posso dizer que persigo a felicidade a cada dia e que posso encontrá-la em qualquer parte, em qualquer coisa e em qualquer lugar. Quando a gente se liberta das amarras que nos consome, a gente se sente livre e pronta para novas experiências.

Mário Quintana dizia que há somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los, a despeito de todas as dificuldades e obstáculos: o presente.

E é esse presente que eu quero viver e desfrutar, lutando por dias melhores e mais justos, por uma sociedade sem tantos desiguais.

“Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo novo, de novo e de novo, e quantas vezes for preciso”, observava o poeta. Que todos tenham um dia de muitas esperanças e muito otimismo. Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...