segunda-feira, 18 de junho de 2012

Conselho da Juventude toma posse em São José da Laje

Por assessoria


Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, foi implantado nesta quinta-feira (14) o Conselho da Juventude de São José da Laje.

A posse do colegiado foi conduzida pelo vice-prefeito da cidade, José Wilson, e ocorreu no auditório do polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A iniciativa faz parte das ações do Programa Alagoas Tem Pressa na parte da promoção de cidadania e direitos humanos.

De acordo com a superintendente de Políticas Públicas para a Juventude da secretaria, Ana Maria da Silva, este é o sétimo Conselho Municipal da Juventude instalado no Estado. Até agora, já foram implantados conselhos em Teotônio Vilela, Piranhas, Roteiro, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Delmiro Gouveia.

Também estão na iminência de aprovação para implantação Rio Largo, Olho D’Água das Flores, Pão de Açúcar, Ouro Branco e Barra de Santo Antônio. “A meta é chegar a 23 conselhos implantados no Estado até o dia 31 dezembro”, assinalou Ana Maria.

Segundo o superintendente de Articulação da Juventude da Secretaria de Articulação Social, Leonel Theotônio, a finalidade dos Conselhos Municipais da Juventude é discutir e construir um plano estadual de políticas públicas.

“O conselho é o instrumento legal, a voz da juventude para buscar suas demandas. A meta, dentro do Alagoas Tem Pressa, é que, até o fim de 2014, sejam implantados 102 conselhos municipais e um estadual”, frisou.

O Conselho de São José da Laje é um órgão normativo, consultivo, deliberativo e controlador das políticas públicas para a juventude. É composto por 24 membros, sendo 12 do poder público (seis titulares e seis suplentes) e 12 de entidades e setores da sociedade civil organizada (seis titulares e seis suplentes).

Para o professor de geografia Antônio Lopes, que falou pelos conselheiros, a implantação do colegiado se constituiu num fato histórico para São José da Laje. Ao parabenizar o poder público pela iniciativa, ele ainda ressaltou que o conselho será um instrumento importante para construção de políticas públicas. “Devemos abraçar a causa do jovem e trabalhar na sua formação integral”, expôs.

O evento também contou com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Henrique Valença; da secretária municipal de Assistência Social, Maria Lyra; do coordenador de Educação para a Paz da Secretaria de Promoção da Paz, Fábio Rogério; e da coordenadora geral de Juventude da Prefeitura de São José da Laje, Juliana Albuquerque.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...