quinta-feira, 21 de junho de 2012

Medeiros diz que há irregularidades na Educação e convoca secretário Adriano Soares

Olívia de Cássia, com Sessão Pública e assessoria

Numa sessão que teve o quorum de 18 parlamentares, o primeiro deputado a fazer uso da palavra na sessão ordinária desta quinta-feira, 21, foi o deputado Ronaldo Medeiros (PT). O petista fez várias críticas ao secretário de Estado da Educação, Adriano Soares e afirmou que além do atraso no calendário escolar, o que acarretará possivelmente a perda do ano letivo, devido ao atraso nas reformas das escolas, “as famílias desses alunos também tiveram o benefício do Bolsa Família cortado”.

O deputado lembrou que para que os pais recebam o valor do benefício, os filhos devem estar devidamente matriculados e comparecendo às aulas. Medeiros relaciona, entre as irregularidades, o beneficiamento de construtoras e excesso de consultorias e sugeriu que a Comissão de Educação deve requerer explicações ao secretário; caso não haja a devida atenção, Medeiros ameaça solicitar a instalação de uma CPI para investigar o caso.

Em aparte, o deputado Judson Cabral (PT) reafirmou as críticas feitas pelo colega de bancada e avaliou que há um grave problema de gestão na área educacional do Estado. Depois do pronunciamento de Medeiros e já na tribuna da Casa, o deputado Judson Cabral lamentou o baixo quórum da sociedade e até mesmo de parlamentares na audiência pública convocada pela Comissão de Orçamento, para discutir a LDO 2013, acontecida na manhã de hoje.

Ainda na tribuna do parlamento, Cabral protestou contra a demora do IML de Maceió, que passa até 45 dias para elaboração e emissão de laudos. Ele cita como exemplo o caso de um gari que foi atropelado e por não possuir o documento, não recebe a assistência do INSS.

Ordem do Dia

Na Ordem do Dia desta quinta-feira, 21, os deputados aprovam projeto de lei complementar que cria a Região Metropolitana do Sertão; outro que cria a Região Metropolitana de Caetés; o que obriga o oferecimento de cardápios em Braille em bares, lanchonetes, motéis e restaurantes no Estado; o que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de provadores de roupas adaptados à portadores de necessidades especiais e o que dispõe sobre a obrigatoriedade de adequação dos balcões destinados ao atendimento ao público para deficientes.

Terminada a Ordem do Dia, o deputado João Henrique Caldas (PTN) fez uso da palavra e retomou o debate sobre as chuvas que atingiram Alagoas há dois anos e que, até hoje, muitas famílias ainda aguardam ajuda oficial.

JHC lembrou os dois anos da tragédia que atingiu os municípios do Vale do Mundaú e do Paraíba, quando 19 municípios alagoanos decretaram estado de emergência por conta das cheias do ano de 2010.

Presentes, o presidente da Casa, Fernando Toledo (PSDB), Patrícia Sampaio (PT), Marcelo Victor (PTB), Ronaldo Medeiros (PT), Severino Pessoa (PPS), Gilvan Barros (PSDB), Judson Cabral (PT), Inácio Loiola (PSDB), Sérgio Toledo (PDT), Ricardo Nezinho (PMDB), Temóteo Correia (DEM), Luiz Dantas (PMDB), Antonio Albuquerque (PT do B), João Henrique Caldas (PTN), Dudu Holanda (PSD), jota Cavalcante (PDT), Thaíse Guedes (PSC) e Marcos Barbosa (PPS).

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...