quarta-feira, 27 de junho de 2012

Lançado o Programa Brasil mais Seguro

Por Olívia de Cássia

O Governo do Estado lançou na manhã desta quarta-feira, o Programa Brasil Mais Seguro, em conjunto com o governo federal, que será um grande desafio. No início da manhã, o Plano já entrou em ação e segundo o que foi informado, serão mobilizados 400 policiais e quatro helicópteros em Maceió e Arapiraca.

Os 400 policiais serão das PM, Polícia Civil e da Força Nacional sem contar o pessoal da PF e PRF. Nesta manhã, os policiais cumprem mais de 120 mandados de prisão, o que mobilizou 40 delegados, que vão formalizar o cumprimento das decisões judiciais.

Além das viaturas policiais, os quatro helicópteros – três em Maceió e um em Arapiraca – estão dando suporte à operação. Segundo a assessoria do governo, o alvo inicial é, principalmente, o tráfico de drogas, mas os mandados de prisão envolvem também vários acusados de homicídio.

O governador, em seu discurso no Centro de Convenções, disse que 80% dos crimes que acontecem no Estado estão relacionados ao tráfico de drogas. O governador observou que o objetivo do Programa Brasil Mais Seguro é reduzir drasticamente os índices de homicídios em Alagoas.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, chegou hoje de madrugada a Maceió e deve acompanhar de perto algumas ações das forças policiais.

Segundo o que foi anunciado no lançamento do Programa, serão realizados concursos públicos para as polícias Civil e Militar. Serão oferecidas 1.440, sendo 1.040 para a Polícia Militar (PM) e 400 para a Polícia Civil.

As vagas para a PM serão distribuídas entre 1.000 praças (soldados, cabos e sargentos) e 40 oficiais (a partir de tenentes). Para a Civil, serão 40 vagas para o cargo de delegado e 360 vagas para os cargos de agente policial e escrivão de polícia.

O ministro José Eduardo Cardozo destacou que é necessário desenvolver políticas de inclusão social para reduzir os índices de criminalidade, mas disse que também é necessário equipar as polícias e proporcionar elementos para a elucidação de crimes.

Ainda de acordo com Cardozo, o Ministério da Justiça enviará homens da Força Nacional para o Estado até que os concursos anunciados sejam concluídos e os novos policiais estejam aptos para atuar nas ruas. Os policiais alagoanos também terão capacitação especial, com treinamentos proporcionados pela União.

O Plano anunciado parece ser bom e interessante, esperamos sinceramente que tenha um saldo positivo e que realmente cumpra o seu objetivo, o que está escrito no papel e que não seja mais um plano eleitoreiro, para disponibilizar dinheiro para a campanha eleitoral que se aproxima.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...