Foto de Olívia de Cássia-arquivo
Por Olívia de Cássia, com agências
O parecer do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) dando parecer contrário à instalação do Estaleiro Eisa Alagoas na área conhecida como 5A, na costa litorânea do município de Coruripe, foi tema debatido na Casa de Tavares Bastos na tarde desta terça-feira, 26.
O deputado Gilvan Barros (PSDB) criticou a atitude do Ibama e disse que o Ibama deveria entender que é melhor prejudicar meia dúzia de caranguejos do que deixar de salvar milhares de alagoanos.
“Esses técnicos, que estão a serviço não sei de quem, não têm consciência de que estão fazendo um desserviço a Alagoas, de que estão fazendo o que não interessa ao povo. Acreditar naquele parecer é como acreditar em Papai Noel”, disse Gilvan Barros.
Em aparte, o deputado João Henrique Caldas (PTN) disse que a negativa do Ibama para a instalação do estaleiro em Alagoas foi uma "notícia muito triste" para todos os alagoanos”.
O Democratas Jefferson Morais também saiu em defesa da instalação do Eisa e lamentou o parecer, que segundo ele traz para milhares de alagoanos que investiram em cursos profissionalizantes e se qualificaram para uma carreira profissional.
“Tudo isso não vai adiantar de nada. O governo federal foi de encontro à vontade da população, por isso, sugiro que a Assembleia Legislativa de Alagoas elabore um manifesto contra a decisão do Ibama e que tal documento seja encaminhado à Presidência da República e à direção nacional do Instituto, em Brasília”, sugeriu Morais.
Também o deputado Inácio Loiola (PSDB) concordou com as falas contra o Ibama e disse que o parecer foi político e não teve nada de técnico. “É triste estarmos aqui dizendo que o Ibama condenou a instalação do estaleiro Eisa, enquanto, num passado recente, autorizou a realização do maior projeto criminoso contra o meio ambiente, que foi a transposição das águas do rio São Francisco”, reclamou.
RECURSO
Em declarações à imprensa o governador Teotonio Vilela (PSDB), afirmou nesta segunda-feira (25), que vai recorrer da decisão do Ibama, que vetou a licença de implantação do estaleiro Eisa Alagoas S.A.
Vilela disse que a vinda do estaleiro para Alagoas significa desenvolvimento e crescimento econômico para o Estado, porém, os técnicos do Ibama consideram o local escolhido para a construção como “não ambientalmente viável para a instalação do empreendimento”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aqui dentro tudo é igual
Olívia de Cássia Cerqueira Aqui dentro está tudo igual. Lá fora os bem-te-vis e outros pássaros que não sei identificar, fazem a fes...
-
Foto Inteligência artificial Olívia de Cássia Cerqueira (29-09-2024) Quando meus pais morreram, vi meu mundo cair: papai três antes que ...
-
Olívia de Cássia Correia de Cerqueira Jornalista aposenta Revisitando minhas leituras, relendo alguns textos antigos e tentando me con...
-
Olívia de Cássia Cerqueira – Jornalista aposentada (foto Inteligência artificial) Este texto eu escrevi em 1º de setembro de 2009 ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário