domingo, 2 de setembro de 2012

Verdades e mentiras ...

Olívia de Cássia – jornalista

Nascemos e nos criamos no seio familiar absorvendo conceitos, ‘verdades’ e ensinamentos que fazem parte da nossa formação como indivíduo e cidadão para o resto da vida. A família é a base sólida que forma o cidadão com suas crenças e conceitos de vida, os valores.

Cada um de nós é criado de uma forma diferenciada e absorve todos esses ensinamentos, mas nem sempre o que a gente aprende é levado para a vida prática ou é o que deve ser. Eu entendo que há muitos mitos a respeito da questão da verdade a avalio que existem inúmeras verdades; cada um de nós tem a sua.

Platão inaugurou o pensamento sobre a verdade afirmando que: “Verdadeiro é o discurso que diz as coisas como são; falso aquele que as diz como não são”. É a partir daí que começou a se formar a problemática em torno da verdade.

Segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Verdade, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão.

Da mesma forma que não há um consenso entre filósofos e acadêmicos, várias teorias e visões acerca da verdade existem e continuam sendo debatidas. Quando a gente cresce interiormente vai entendendo isso.

Cada dia eu me convenço mais sobre essa questão. Já tive oportunidade em outros blogs de falar sobre esse tema.

Ser verdadeiro para os outros não é uma prática comum na sociedade, é tarefa difícil. Na maioria das situações há gente muito hipócrita defendendo algumas teorias que a gente sabe que nem acreditam nelas.

Filosoficamente falando, a concepção de verdade, sob o aspecto da revelação, “surge num tempo em que empirismo, metafísica e teologia apresentaram novas formas de se entender a realidade”, segundo texto no site http://minhafilosofia.blogspot.com.br/2007/01/o-que-verdade.html.

Segundo o texto, trata-se de uma verdade que sob a luz empirista se revelou ao homem por meio das sensações e sob a perspectiva metafísica ou teológica.

“A verdade é uma interpretação mental da realidade transmitida pelos sentidos, confirmada por outros seres humanos com cérebros normais e despidos de preconceitos", explica o site de filosofia.

Em tempo de campanha eleitoral é bom a gente ficar de olho nos discursos dos candidatos. Vamos começar a semana refletindo sobre a questão das nossas verdades e das mentiras também.

Nenhum comentário:

Aqui dentro tudo é igual

  Olívia de Cássia Cerqueira   Aqui dentro está tudo igual. Lá fora os bem-te-vis e outros pássaros que não sei identificar, fazem a fes...