sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Eleições

By Nathalya Cerqueira
Olívia de Cássia - jornalista

Daqui a um mês acontecem as eleições municipais em todo o País. Em Alagoas esquentam as perspectivas dos candidatos, com a divulgação das primeiras pesquisas. Em Maceió, o amigo Rui Palmeira dispara, segundo a pesquisa do instituto Exxata, da TV Pajuçara, divulgado esta semana.

O candidato do prefeito Cícero Almeida aparece em segundo lugar, muito abaixo de Rui. Com certeza, fruto da sua atuação como homem público, dado a arroubos e pitis, esculhambando o Poder Judiciário e também por causa de mais de 50 processos onde é réu, entre eles questões trabalhistas não-resolvidas como a nossa da Tribuna.

Em União dos Palmares há algumas discordâncias com relação às pesquisas que foram divulgadas: os dois lados protestam. À boca miúda lá dizem que muita gente tem medo de revelar que não vai votar em Mano, por medo de perder seus empregos.

Outros afirmam o contrário, cada um puxando a brasa para sua sardinha. Pude perceber hoje o clima de campanha e as expectativas dos candidatos. Cada um se acha um vitorioso, mas não devem confiar muito: eleição só se ganha no dia.

O mal da política, principalmente no interior, é que a intenção de voto se torna uma briga pessoal e não de ideias e propostas, onde a baixaria impera. Eu estou fora disso. Tenho o meu candidato já escolhido e respeito o de cada um, da mesma forma que exijo respeito pelas minhas preferências.

O voto é individual e único, a gente pode decidir o próprio futuro quando está lá na cabine de votação, silenciosamente, com a consciência da gente pode definir se quer transformar a sociedade atual por uma mais justa e fraterna, ou se quer deixar tudo como está e continuar reclamando o resto do tempo.

Da mesma forma acontece com os candidatos a vereador. Muitos não sabem nem para que se destina o cargo da vereança. Sequer sabem que o vereador é um fiscal da prefeitura e precisa estar atento a todos os atos do gestor, para cobrar quando for preciso.

Outros candidatos ao cargo acham que o vereador tem que aprovar tudo e balançar sempre a cabeça dizendo sim para o que o prefeito faz ou diz e desse modo impede o desenvolvimento e o crescimento de suas cidades. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Aqui dentro tudo é igual

  Olívia de Cássia Cerqueira   Aqui dentro está tudo igual. Lá fora os bem-te-vis e outros pássaros que não sei identificar, fazem a fes...