Alunos da UFPE em visita no começo do ano
Símbolo de resistência e luta contra a escravidão imposta aos negros, a Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares, recebeu nos primeiros nove meses deste ano, mais de quatro mil visitantes. Estes vindos de várias partes do Brasil e do exterior.
O local possui o maior complexo arquitetônico em inspiração africana das Américas – o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde foram construídas algumas edificações representativas do Quilombo, tais como: Ocas Indígenas, Palácio do Chefe, Espaço Religioso, entre outros.
Segundo dados da Secretaria de Turismo do município, a Serra da Barriga já recebeu turistas vindos de 16 países, com destaque para a Alemanha, Estados Unidos, Espanha e, principalmente do Canadá. Já os estados brasileiros que mais visitaram a serra, foram: Alagoas, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.
“A demanda turística ao Parque Memorial, reforça que é necessário investir nos equipamentos turísticos que o município dispõe; mas, precisamente investir no acesso para a Serra da Barriga”, destaca o técnico de turismo Carlos dos Santos.
Com a proximidade do mês de novembro, quando se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, 20, aumenta a demanda de visitas. Mas a pouca infraestrutura para o acesso ao parque, ainda é um ponto negativo, que reflete a falta de interesse do poder público em investir no turismo étnico-cultural palmarino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário