Foi aberta ontem, 9, no Centro de Convenções Rute Cardoso, em Jaraguá, a Feira do Empreendedor, que este ano está na sua 6ª edição e tem temas inovadores com exemplos de economia sustentável e um espaço para os negócios que podem vir com a Copa do Mundo.
Outro espaço montado foi para o Projeto Economia Praia, que tem como objetivo legalizar e profissionalizar os empreendedores que comercializam nas praias, “para que possam prestar serviços de qualidade e desenvolver negócios sustentáveis”, segundo Ronaldo Morais, diretor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), organizador do evento.
Ronaldo Morais observa que a expectativa para o evento é muito positiva e espera-se um público de cerca de 13 mil visitantes nos estandes e palestras. “A feira é um dos maiores e mais esperados eventos de empreendedorismo do Brasil; em duas horas de abertura do evento já é possível apreciar o grande o movimento no local já era grande, um bom reflexo”, segundo Ronaldo Morais.
Ele pontua que “é tudo gratuito, o evento apresenta diversas oportunidades de negócios, com baixo investimento inicial; está fiel ao tema, com inovação e exemplos de sustentabilidade, economia criativa, exposição de artesanato, entre outros itens”, destaca.
A Feira do Empreendedor vai até o dia 12 (sábado) e tem a missão de "estimular o empreendedorismo por meio de produtos e serviços que resultem em novas oportunidades de negócios, na inclusão produtiva e no aumento da competitividade e sustentabilidade das micro e pequenas empresas no Estado de Alagoas".
Ronaldo destaca que este ano o evento está com uma programação variada e uma das apostas é o investimento no empreendedor jovem: para isso foi montado um espaço amplo para palestras sobre como abrir um negócio; o passo a passo para abrir uma empresa; entendendo o fluxo de caixa e um startup que atraiu vários jovens empreendedores interessados em começar um negócio.
Gustavo Costa é um jovem empreendedor que estava na palestra trocando experiência sobre a apresentação de um projeto que ele vai apresentar no próximo sábado: trata-se de uma ideia inovadora, uma plataforma na Web voltada para o agronegócio, com o objetivo de facilitar a vida do produtor rural.
“O produtor terá a facilidade de investimento; ele entra na plataforma, dá a demanda e o sistema busca o menor preço, sem precisar fazer ligação”, observa o jovem empreendedor explicando que o seu projeto chama-se ‘Xo Boi’.
Outro jovem empreendedor individual que foi buscar orientação de como abrir um negócio foi Gustavo Centuri: ele quis saber como obter uma franquia para abrir um restaurante em Maceió. “Fiquei muito satisfeito com as informações e com o tratamento que recebi, com um atendimento especial, são muitas ferramentas para se abrir um negócio”, observa Gustavo.
Jamerson Pereira é agente da Desenvolve, em Murici, e estava participando ontem da feira. Ele contou que auxilia o empreendedor local na abertura de empresas, acolhe os empresários em potencial e, por meio da Desenvolve abre crédito para esses empreendedores. “Valorizamos o empreendedor individual”, ressalta.
A Feira do Empreendedor conta com uma área de 8.800m², dividida entre estandes diversos, auditório e salas para realização de cursos, palestras e oficinas e estão previstos cerca de 200 cursos, palestras e oficinas, com oferta de aproximadamente sete mil vagas.
Além da oportunidade de negócios, com baixo investimento inicial, o evento também apresenta exposição de equipamentos, máquinas e franquias; cursos, palestras e oficinas gratuitos; orientação, consultoria e soluções para gestão empresarial; ideias de negócios inovadores e sustentáveis; rodada de negócios multissetorial; informação para acesso ao crédito e a criação de sites em parceria com o Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário