segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Relíquias da irmã Dulce chegam a Alagoas dia 24

Foto de Olívia de Cássia \Arquivo
Padre Tito Régis, coordenador-geral da ação
Olívia de Cássia – Repórter

No dia 24 de outubro, quinta-feira, começa em Alagoas a programação da Igreja Católica da peregrinação das relíquias da irmã Dulce dos Pobres, que vem do Hospital Santo Antônio, de Salvador, coração das Obras Sociais Irmã Dulce.

A peregrinação vai  até o dia 30 de novembro, quando será encerrada na paróquia Dulce dos Pobres, com a 90ª visita.Segundo o padre Tito Régis, coordenador geral da ação, este é o último passo para que a irmã Dulce seja canonizada.

 “Este ano é o ano da fé: a irmã Dulce viveu intensivamente a fé, era um modelo de mulher de fé e essa relíquia que virá chama-se de primeiro grau, porque é uma das partes de ossos da santa”, explica o padre.

Entre os 90 lugares que serão visitados na arquidiocese, as relíquias percorrerão  abrigos, hospitais, paróquias, entre outros locais. Segundo o padre, para a Igreja, esta ação significa uma grande mobilização de fé: “Uma oportunidade de se conhecer a vida e a obra da irmã Dulce, para alcançar o ideal cristão”, disse o padre.

 Tito Régis explica que nessa visita, vai haver a divulgação do lançamento do Santuário da Divina Misericórdia, que tem o papa João Paulo e a irmã Dulce como ícones.

A primeira visita à Paróquia de São José, no Trapiche, no período da manhã, à tarde e à noite. O guardião da relíquia será o padre Calmon. A segunda visita será no complexo hospitalar: HGE e HDT.

  A DEVOÇÃO AS RELÍQUIAS
 No Santuário da Irmã Dulce existe um espaço chamado Capela das Relíquias onde está sepultado o corpo da religiosa.  Ao cumprir uma das etapas do seu processo de beatificação, o corpo da candidata a santa foi exumado para a retirada das relíquias e colocado em lugar de destaque para a sua veneração.

 Isto ocorreu no dia 8 de junho de 2010. Desde esta data, o local está aberto à visitação para todos que desejarem rezar junto ao corpo da religiosa.

Logo após sua morte, em 1992, Irmã Dulce foi sepultada na Igreja da Conceição da Praia. Em 2000, com o início do processo de beatificação, seus restos mortais foram transferidos para a Capela do Convento Santo Antônio (na sede das Obras Sociais Irmã Dulce). Confiram a programação completa no link http://www.tribunahoje.com/blog/7550/olivia-cerqueira/2013/10/21/reliquias-da-irm-dulce-chegam-a-alagoas-dia-24.html



Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...