sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Braskem de Jornalismo

Foto de Olívia de Cássia

Olívia de Cássia – Repórter

Já estão abertas, desde ontem, 3, as inscrições para o Prêmio Braskem de Jornalismo, que este ano vai premiar 13 categorias nas áreas de impresso, televisão, internet e rádio, além de 'assessoria de imprensa' e 'trabalho estudantil'. O Prêmio foi lançado ontem, com um café da manhã, num restaurante na Praia da Avenida.

As inscrições  seguem até o dia 3 de novembro e os candidatos podem inscrever os trabalhos exclusivamente no  hotsite hospedado no site do Sindjornal (http://www.sindjornal.org.br/v2/).

O regulamento e as novidades doe vento este ano foram apresentados à imprensa nesta quinta-feira (3), num café da manhã oferecido pelo restaurante Carne de Sol do Picuí, no Jaraguá. O Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas (Sindjornal) e a Braskem – patrocinadora do evento – se fizeram presentes.

Somente os trabalhos publicados entre os dias 21 de outubro de 2012 e 3 de novembro de 2013 podem concorrer. A expectativa dos organizadores é receber cerca de 250 trabalhos, número acima dos 219 inscritos na edição do ano passado.

Ao todo, os vencedores serão contemplados com um troféu e R$ 39.500, distribuídos nas 13 categorias. O Prêmio contempla as melhores reportagens produzidas em Alagoas no biênio 2012/ 2013, chega à 24ª  edição este ano.

As inscrições e o julgamento das reportagens serão feitas via internet, em um hotsite hospedado no site do Sindjornal, facilitando o encaminhamento das matérias e diminuindo o uso de papel, uma das políticas de sustentabilidade do concurso.

 O prêmio é dividido em 13 categorias nas áreas de impresso, televisão, internet e rádio, e as chamadas categorias especiais: “assessoria de Imprensa” e o “Prêmio Jornalista Freitas Neto”, voltado para os estudantes de Comunicação Social/ Jornalismo da Ufal, Cesmac e Fits.

Na apresentação da edição de 2013, Milton Pradines, diretor de Relações Institucionais da Braskem, observou que os jornalistas não precisam sair do Estado para ganhar o reconhecimento merecido. “Aqui nós temos um dos mais antigos e tradicionais prêmios do Nordeste”, enfatizou Pradines.


A presidente do Sindicato dos Jornalistas, Valdice Gomes argumentou que o momento não é um dos melhores para a imprensa no Brasil. “A dualidade das manifestações que vem ocorrendo no país transforma a mídia, ao mesmo tempo, em arma e alvo. É de incentivos como o da Braskem que o jornalismo ético e compromissado precisa”, disse ela. 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...