quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Gestão do Parque Memorial Quilombo dos Palmares será debatida em mesa-redonda

Foto de Olívia de Cássia
 A Fundação Cultural Palmares – MinC (FCP) realiza na próxima terça-feira, 15 de outubro, às 14h, a mesa-redonda: “Gestão do Parque Memorial Quilombo dos Palmares”. O evento, que também faz parte das comemorações dos  25 anos da Fundação, vai debater a gestão do PMQP a partir da perspectivas de representantes de órgãos do governo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  (Ipham) , o Ministério do Turismo e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Segundo o diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro, Alexandro Reis, esse primeiro encontro objetiva dar mais informações sobre como será o Comitê Gestor, que deve contar com representantes de órgãos do governo como o Ipham, Ministério do Turismo (MTur) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“A Serra da Barriga precisa ser tratada como o Patrimônio da Humanidade que é. A participação de diferentes órgãos na gestão direta do Parque Memorial trará diferentes benefícios, como a preservação dos ecossistemas que fazem parte da área e a inserção do Parque nos grandes roteiros de turismo do Brasil”, aponta.

Ainda segundo Reis, “todos esses agentes devem desempenhar um papel muito importante na divulgação e na salvaguarda do Parque, que é um dos locais mais sagrados da cultura negra brasileira”, afirma.

O debate, que será aberto ao público, será realizado no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, localizado na Avenida Fernandes Lima – Maceió/AL.  Para mais informações, basta entrar em contato com a Representação da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, pelo telefone (82) 3281-3167.

O Parque – Fruto de uma luta de mais de 25 anos do Movimento Negro brasileiro, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares foi implantado em 2007 pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares, no território original da longa e sangrenta batalha onde o Quilombo dos Palmares foi dizimado, e seu maior líder, Zumbi, assassinado, em 20 de novembro de 1695.

Atualmente é possível visitar as mais significativas edificações do Quilombo dos Palmares que foram reconstituídas. Com paredes de pau-a-pique, cobertura vegetal e inscrições em banto e yorubá, avista-se o Onjó de farinha (Casa de farinha), Onjó Cruzambê (Casa do Campo Santo), Oxile das ervas (Terreiro das ervas), Ocas indígenas e Muxima de Palmares (Coração de Palmares).

Além das construções que referenciam o modo de vida da República Livre de Palmares, o Memorial dispõe de pontos de áudio com música e textos em quatro idiomas (Português, Inglês, Espanhol e Italiano) que narram aspectos do cotidiano do Quilombo e da cultura negra. São os espaços Acotirene, Quilombo, Ganga-Zumba, Caá-Puêra, Zumbi e Aqualtune.

Serviço
Mesa redonda: “Gestão do Parque Memorial Quilombo dos Palmares”
Data: 15/10/2013 às 14h
Local: Espaço Cultural Linda Mascarenhas,localizado na Avenida Fernandes Lima – Maceió/AL

Mais informações: (82) 3281-3167

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...