terça-feira, 5 de março de 2013

Prêmio Octávio Brandão será lançado dia 27

Edição dos dez anos promete ser histórica

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL), o Sindicato dos Jornalistas (Sindjornal) e a Braskem já definiram o calendário do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo 2013. O concurso, pioneiro na área de meio ambiente e sustentabilidade, completará dez anos em junho, prometendo inovações que vão tornar a edição histórica.

O lançamento será no dia 27, a partir das 8 horas, no Cinturão Verde da Braskem. As novidades serão apresentadas durante um café da manhã para a imprensa, do qual participarão também ambientalistas, dirigentes de órgãos públicos e empresários da comunicação.

Os organizadores estimam que mais de 100 jornalistas concorrerão na edição dos dez anos. Esse índice já foi superado em 2012, quando a participação cresceu 50%. O número de trabalhos inscritos também bateu recorde no ano passado, chegando a um acréscimo de 80%.

“A pauta ambiental em Alagoas cresceu muito nos últimos anos, fruto da agenda nacional e internacional e também do Prêmio Octávio Brandão. Meio ambiente passou a ser cobertura do cotidiano, com muitos profissionais estimulados para o tema”, destaca Valdice Gomes, presidente do Sindicato dos Jornalistas. Para o coordenador do Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas (NEJ-AL), Carlos Roberto Pereira, além de mais espaço nos veículos de comunicação, a cobertura ambiental vem ganhando em qualidade.

Paralelo ao lançamento da décima edição, serão abertas no dia 27 as inscrições para os jornalistas. Cada profissional poderá concorrer com até quatro trabalhos, nas categorias Jornalismo Impresso-Texto, Jornalismo Impresso-Imagem, Telejornalismo, Reportagem Cinematográfica e Webjornalismo. Fica mantida ainda a categoria Estudante, que contempla os alunos de jornalismo com trabalhos publicados nos veículos laboratórios das faculdades.

Outras informações sobre o Prêmio, incluindo o regulamento, serão repassadas durante o  lançamento da décima edição. Os organizadores distribuirão um folder com os presentes e, posteriormente, farão visitas às redações.

O Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental 2013 será entregue aos vencedores no dia 8 de junho, durante solenidade festiva em uma casa de eventos de Maceió. Os ganhadores vão receber R$ 37 mil, além de troféus, que serão divididos entre o 1º, o 2º e o 3º colocado de cada categoria.

Fonte: Sindjornal e NEJ-AL

Nenhum comentário:

Vai melhorar

Olívia de Cássia Cerqueira   Todos os dias, procuro repetir esse mantra. “Vai melhorar, tem que ter fé”. Sei que pode ser clichê para mu...