segunda-feira, 18 de março de 2013

Audiência Pública discute combate à violência em União dos Palmares


Por João Paulo Farias - Secom/UP
A violência que se abate sobre o município de União dos Palmares voltou a ser discutida na manhã desta segunda-feira, 18, numa audiência pública, promovida pela Secretaria Municipal de Juventude, que reuniu na Câmara de Veadores dezenas de pessoas, entre autoridades e sociedade civil.

O evento faz parte da Semana Juventude Viva - Discussões sobre Violência e se estenderá durante toda essa semana, com discussões sobre vários eixos da violência no Estado e município.

Segundo o secretário da Infância e Juventude, Sérgio Rogério, “a semana tem como foco a desconstrução da cultura de violência e pretende sensibilizar a população sobre a banalização da violência e a valorização da vida das crianças, adolescentes e jovens”, disse.

Sérgio fez um recorte dos índices de violência no ano de 2012 em União, que registrou 43 homicídios, desse total, 42 vítimas do sexo masculino, destes, 25 são da faixa etária de 15 a 29 anos, ou seja, jovens e os crimes foram registrados, em sua maioria, em bairros da periferia, com destaque para o Bairro Roberto Correia de Araújo, que concentrou o maior número de mortes.

Sérgio Rogério, secretário de juventude

“Temos que discutir formas de diminuir esses índices alarmantes em União dos Palmares”, ressaltou o secretário.

O juiz da Vara da Infância de União, Ygor Figueiredo, disse que não adianta discutir violência sem que haja ações na prática: “Vamos utilizar esse tempo para sair resultado útil, tivemos ano passado, duas audiências públicas para discutir a criação de uma lei que regulariza horários de funcionamento de bares e restaurantes no município, mas não saiu do papel”, observou.

O magistrado sugeriu a volta da discussão sobre a lei que regulamenta os horários de funcionamento de bares e restaurantes, como também a reativação do Conselho Municipal de Segurança.

“É preciso que o Executivo atue nessa situação, não vou mandar ofício para a Câmara, já provoquei vocês ano passado; depende do Legislativo por ou não em prática essa discussão dos horários, a gente tem que participar e denunciar as irregularidades”, encerrou o juiz.

Juiz Ygor Figueiredo

Para o presidente da Câmara, vereador Benedito José (Biu Crente) (PRB), a audiência pública é de extrema importância para a população do município. Ele disse que a discussão do Projeto de Lei que regulariza horários de funcionamento de bares e restaurantes no município, irá voltar a ser discutido na Casa.

“Esse projeto não vai ficar na gaveta, ele vai sim entrar em pauta. Parabenizo Sérgio Rogério pela iniciativa da audiência e essa Casa está à disposição da sociedade, do poder judiciário e de todos”, finalizou Biu Crente.

O comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar de União, André Araújo, falou da estrutura da corporação que tem 206 policiais para atender seis municípios da região que soma mais de 150 mil habitantes. “Estamos fazendo a segurança na região com esse contingente, só em União temos 15 policias por dia, não é fácil a situação”, disse.

O deputado estadual Judson Cabral (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Alagoas, disse que audiências desse tipo são fundamentais para trabalhar políticas públicas de combate a esse problema.

“Vivemos num Estado que não é exemplo de combate à violência e isso se recorta do índice de educação, nós temos o pior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e esse município precisa de um olhar especial: não é uma coisa tão simples o combate à violência, é necessário investir em educação”, disse Cabral.

PRESENÇAS

Diversas autoridades se fizeram presentes à audiência: os secretários de Cultura, Genisete Sarmento; de Meio Ambiente, Macário Rodrigues; os vereadores, Cícero Aurélio (Tita), (PMN); Antônio Rosendo (PTdoB) e Mário Soares (Nego da Serra) (PRTB), além de representantes das secretarias de Saúde, Educação, Juventude, entidades estudantis, grupos culturais, alunos de escolas públicas do município, Conselho Tutelar de União dos Palmares e Santana de Mundaú, Poder Judiciário e Policia Militar de União.








Nenhum comentário:

Vai melhorar

Olívia de Cássia Cerqueira   Todos os dias, procuro repetir esse mantra. “Vai melhorar, tem que ter fé”. Sei que pode ser clichê para mu...