terça-feira, 5 de março de 2013

Medeiros diz na ALE que já existe comissão para fiscalizar Brasil Mais Seguro


Com assessoria e agências

Durante a sessão desta terça-feira, 5, na ALE, em aparte ao deputado João Henrique Caldas (JHC), que fez um discurso propondo a criação de uma CPI para acompanhar as estatísticas da violência no Estado, o deputado Ronaldo Medeiros (PT), lembrou que, desde o ano passado, já existe uma comissão especial - presidida por ele - para acompanhar os números do Programa Brasil Mais Seguro.

Medeiros disse achar que  a proposta de criação de outra comissão não é necessária. “Haveria duplicidade de ação”, afirmou o petista, destacando que a ALE nunca silenciou em relação ao tema violência, sendo palco de vários debates sobre segurança pública.

Ele disse em plenário que louva a preocupação do também deputado João Henrique Caldas em propor a criação de uma CPI da violência, mas informou que desde o ano passado foi formada uma Comissão Especial na Assembleia Legislativa para acompanhar e fiscalizar o plano Brasil Mais Seguro, e que esta já obteve diversas informações e números oficiais.

“Na semana passada fizemos uma reunião para traçar o plano de trabalho para o semestre inteiro, já estamos desenvolvendo o trabalho de fiscalização e estamos contestando aquilo que não está correto”, observou o deputado.

Medeiros observou ainda que a comissão está empenhada em desenvolver um trabalho sério, “representado os alagoanos que não aguentam mais conviver com tanta violência. Além disso, também contestamos os números da criminalidade expostos pelo governo e buscamos as devidas respostas, cobramos também maior participação do governo alagoano”, observou o petista.

O parlamentar, que preside a Comissão Especial, afirmou ainda ter ciência de que o plano Brasil Mais Seguro não funciona em Alagoas da maneira como está.

“Isso porque ainda não se sabe quais as ações estão sendo implantadas para mudar os números alarmantes da violência no Estado e o que me chama mais a atenção é que não há uma ação preventiva, o governo tem que promover educação, saúde e assistência social, combater a criminalidade não é só colocar policial na rua”, argumentou Medeiros.

O deputado afirmou ainda que é preciso incluir no plano a participação direta das Secretarias da Mulher, da Juventude, Emprego, Assistência Social, para que o “problema” da violência seja visto de todas as áreas.

Retomando a palavra, o deputado JHC defendeu que as diferenças existentes entre uma CPI e uma comissão de acompanhamento: “A dinâmica é outra, na CPI as respostas são mais céleres. Não vou desistir. Posso até mudar o objeto da CPI, pode ser o Brasil Mais Seguro ou um Fim de semana onde se mata 15, 16 pessoas”.

Também em aparte, o deputado Temóteo Correia se posicionou favorável à instalação da CPI.

Nenhum comentário:

Mesmo assim

  Olivia de Cássia Cerqueira   Do alto da varanda da minha casa, observo as construções lá na frente. Não fossem elas, dava pra ver o ma...