terça-feira, 5 de março de 2013

Em União, governo discute a seca do Rio Mundaú

Por João Paulo Farias – Secom/UP


 A estiagem que atinge União dos Palmares e a Região da Mata alagoana preocupa as autoridades do município. Na tarde desta segunda-feira, um comitê formado por secretários, professores, ambientalistas e sociedade civil discutiu a seca que afeta o Rio Mundaú e seus afluentes, como também sugestões para reverter esse quadro alarmante.

O encontro foi articulado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae e segundo o diretor da autarquia, Marcos Pedroza, o Rio Mundaú, que é o responsável pelo abastecimento da cidade, está com o nível muito baixo, o que pode agravar a falta d’água no município.

“É fundamental ações concretas para melhorar o nível do Mundaú e evitar que ocorra falta d’água. A união do governo municipal, entidades e da sociedade é fundamental para salvar o nosso rio”, disse Marcos Pedroza.

Segundo as falas dos presentes, um dos grandes problemas do Rio Mundaú e seus afluentes são os constantes crimes ambientais praticados contra os mananciais.

Marcos Pedrosa, diretor do Saae

Além desses problemas, o represamento e a retirada da água para irrigação, desvios e extração de areia agravam ainda mais a situação do rio. E o pior: o assoreamento das margens, por falta de mata ciliar. A situação é grave em vários trechos do rio, desde Pernambuco, onde nasce, em Garanhuns, dizem os participantes da reunião.

Para a coordenadora da Sala Verde Serrana dos Quilombos, Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Aparecida Lopes, é fundamental a reativação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e um maior trabalho educativo nas escolas. “O Conselho tem que ser forte e comprometido, com pessoas que realmente participem e atuem”, disse Aparecida.

Rio Mundáu com nível muito baixo - Imagem: Reprodução TV Gazeta
Um diagnóstico da situação do Mundaú, desde sua nascente, seria uma das formas de avaliar a gravidade do manancial e trabalhar para salvá-lo, defendeu a secretária de Cultura, Genisete Sarmento.

Diversas propostas surgiram nessa primeira reunião: a primeira será uma visita técnica do grupo às margens do Rio Mundaú, desde União dos Palmares até próximo à sua nascente em Garanhuns, no Estado de Pernambuco. Logo após um relatório será montado e apresentado na próxima reunião do grupo, no dia 11 de março.

Nenhum comentário:

Vai melhorar

Olívia de Cássia Cerqueira   Todos os dias, procuro repetir esse mantra. “Vai melhorar, tem que ter fé”. Sei que pode ser clichê para mu...