terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Lixão de União dos Palmares recebe atenção especial da Secretaria de Meio Ambiente



Secom - PMUP

O Lixão é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. Não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos - o chorume (líquido preto que escorre do lixo). 

Este penetra pela terra levando substâncias contaminantes para o solo e para o lençol freático..
Na cidade de União dos Palmares o lixão é um grande desafio para a atual administração municipal, que encontrou o descaso no local.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Macário, seu primeiro desafio como secretário foi visitar o lixão do município, último dia 2 de janeiro,  e chegando ao local se deparou com a falta de cuidados por parte da gestão anterior.

 “Uma recomendação do prefeito Beto Baia para que seja feito um trabalho sério no local do lixão .” Disse o secretário.

PRAZO PARA O FIM DOS LIXÕES 
 

Agosto de 2014. Esta é a data limite para o fim dos depósitos de lixo a céu aberto (os populares "lixões"). O prazo foi estabelecido pela "Lei do Lixo" (especificamente o artigo nº 54 da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS). Isso significa que os municípios brasileiros, para se adequar a nova legislação, terão que criar leis municipais para a implantação da coleta seletiva.

E União dos Palmares luta para que o aterro sanitário seja implantado aqui no município, até por ser uma cidade polo.

Secretário convidou a equipe da Secom – União para ver de perto o trabalho que está sendo feito no local.
Enquanto o aterro sanitário não chega , o secretário diz que a prefeitura municipal não medirá esforços para realizar sempre um trabalho sério , e assim evitar o desconforto da população ,em relação a fumaça e o mal cheiro. 

Hoje a realidade é outra com o lixo removido diariamente por uma máquina que fica no local.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...