sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Secretaria de turismo de União realiza reunião da Instância de Governança da Região dos Quilombos

Por João Paulo Farias – Secom/UP
O município de União dos Palmares foi sede na manhã desta quinta-feira, 21, de um grande evento sobre turismo na Região dos Quilombos.A reunião da Instância de Governança, que envolve cinco municípios, discutiu o potencial turístico que União dos Palmares, Ibateguara, Murici, São José da Laje e Viçosa, podem oferecer ao país e ao mundo.

Quem participou pode assistir a palestras apresentando como trabalhar com o turismo no Estado e as formas de legalizar as atividades.

Para o prefeito de União dos Palmares, Beto Baia (PSD), o fortalecimento do turismo na região vem a ser um dos grandes projetos de seu governo. “Temos Zumbi dos Palmares como bandeira do nosso turismo, essa indústria sem chaminé, vai gerar muito emprego e renda na região”, disse Beto.

O prefeito destacou a importância da integração desses municípios e os investimentos que podem ser feitos para alavancar o turismo e atravessar as fronteiras do Estado.

Prefeito de União Beto Baia

“Tudo que chegar em União, chega na região, vamos explorar Zumbi, a Serra da Barriga, capacitar principalmente os jovens e parar de depender só da cultura da cana-de-açúcar; vamos sim desenvolver uma outra de forma de gerar emprego e renda”, concluiu, Beto.

A secretária de Turismo de União, Jacineide Maia, disse que “o momento é histórico para o município e região, entrelaçando o desenvolvimento sustentável para a geração de emprego e renda”.

Ela destacou ainda o privilégio de ter a Serra da Barriga, com o turismo único no mundo, por intermédio do Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Além de União, a secretária falou da importância do turismo ecológico na região, com destaque para Murici, além do fortalecimento da rede hoteleira e artesanato.

Segundo Mel Bezerra, da Secretaria de Estado do Turismo, é necessário aproveitar o potencial turístico e atender a todos os segmentos, principalmente com uma interlocução de empresários da cadeia produtiva. “Fizemos o catálogo da Civilização do Açúcar e toda essa região foi contemplada”, disse.

O Presidente do Sindicato da Indústria e Confecção de Alagoas, Francisco Acioli, disse que toda a estrutura da Federação da Indústria, Senai, Sesi, está disponível para fazer parcerias com os municípios.

PRESENÇAS

Diversas autoridades compareceram à reunião: secretários de turismo dos cinco municípios, secretários o vereador Antônio Rosendo, (PT do B) do município de União, representantes da Secretaria de Estado do Turismo, do Sebrae, da Fundação Cultural Palmares, o presidente do Sindicato da Indústria e Confecção de Alagoas, representantes da Abih, da Maceió Convencion, empresários de União e sociedade civil.


Secretária de Turismo de União, Jacineide Maia
 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...