domingo, 3 de fevereiro de 2013

A emoção fala mais alto

Olívia de Cássia - Repórter

Impossível a gente não se emocionar na procissão de Santa Maria Madalena. As lágrimas chegam, copiosamente, um misto de sentimentos; a emoção é superior a qualquer ansiedade primeira.

É a lembrança do passado que vem à tona, tudo no emaranhado de coisas que mexem com o que temos de mais profundo na alma; a renovação da nossa fé num ato contrito, tudo junto.

Eu não saberia dizer, efetivamente, quando se deu a revelação da minha fé em Santa Maria Madalena, mas acho que foi tudo muito natural, acompanhando meus pais. A fé incondicional de papai, o seu amor pela igreja e a sua religiosidade, que foram me fazendo acreditar que realmente Maria Madalena é nossa santa poderosa.

Com o tempo e com a maturidade fui lendo mais a respeito de sua história, embora existam muitos poucos relatos sobre ela, mas a minha admiração e respeito cada dia aumentam, fortalecendo a minha religiosidade que ás vezes não é tão grande assim.

Santa Maria Madalena é aquela que intercede junto ao pai para atender os nossos pedidos de socorro, nossas orações e nossa fé. Sempre em horas de aflição, costumo recorrer à sua proteção e ajuda.

A praça da igreja matriz estava lotada no dia de ontem. Muita gente, em sua maioria pessoas simples da paróquia, fiéis devotos que foram prestar sua homenagem à santa. A gente percebia em cada rosto a fé estampada no semblante de cada um daqueles homens e mulheres simples.

Tem muitos fiéis que pagam promessas de forma diferenciada: uns carregam tijolo na cabeça, outros vestem as crianças de anjos, homens vestidos de santos e outras formas conforme a fé e o pedido no ato da promessa feita.

Meus pedidos se renovaram também este ano e entre lágrimas e um choro incontido, fiz minhas preces para que ano que vem eu ainda possa participar e me comover novamente com toda aquela beleza, o encontro com os amigos, os abraços carinhosos que recebi de todos.

O ano-novo em União dos Palmares, de fato, começa agora e semana que vem já é carnaval. Viva Santa Maria Madalena. 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...