quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

De volta a Angola Janga relembra a destruição do Quilombo dos Palmares


Por João Paulo Farias – Texto e Fotos

Os 319 anos da batalha que massacrou milhares de pessoas no Quilombo dos Palmares foi lembrada na madrugada desta quarta-feira, 6, na Serra da Barriga, município de União dos Palmares. 
O evento está na segunda edição e reuniu cerca de cem pessoas, entre religiosos de matrizes africanas, quilombolas das comunidades Muquém, de União e Carrasco de Arapiraca, estudantes, grupos culturais e autoridades do município e do governo estadual e federal. 
Já passava da 1h quando os religiosos saíram em cortejo do posto 2, onde fica o estacionamento da Serra,  para saudar seus ancestrais e percorreram cerca de 2km em direção ao Platô da Serra, onde fica o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, ao som dos atabaques e teve momentos de reflexão. 
Segundo a secretária municipal de Cultura, Genisete Sarmento, autora do projeto, quando representante da Fundação Palmares no Estado,  essa atividade iniciada ano passado é a lembrança aos ancestrais quilombolas que foram massacrados pelas tropas lideradas por Domingos Jorge Velho. “Esse evento é a abertura das atividades do 20 de novembro, onde se comemora o Dia da Consciência Negra, disse. 
A secretária ressalta que trazer de volta os remanescentes que são descendentes dos quilombolas que sobreviveram à batalha é emocionante, acrescentando que no próximo ano, acontecerá a terceira edição. 
Para o representante de Alagoas no Conselho Nacional de Igualdade Racial, Elcias Pereira, “essa homenagem aos ancestrais resgata essa luta e fortalece a contemporaneidade do povo negro”, disse. 
Depois das apresentações, homenagens e cultos aos ancestrais, foi servido um café da manhã para os presentes, no Restaurante Kùuku-Wàana (Banquete Familiar), encerrando evento.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...