domingo, 3 de fevereiro de 2013

Última noite de festa em União leva milhares de pessoas à Praça Basiliano Sarmento

Por Olívia de Cássia
(Texto e fotos)

Milhares de devotos de Santa Maria Madalena compareceram à  Praça Basiliano Sarmento, ontem, 2,  em União dos Palmares, para acompanhar a procissão das charolas. Calcula-se que a cidade recebeu cerca de 30 mil visitantes para acompanhar a procissão das charolas dos santos e da padroeira e a festa a noite.

Antes da procissão, o arcebispo d. Antônio Muniz rezou uma missa que foi acompanhada pelos milhares de fiéis que estavam ali. A festa da padroeira de União cresceu em grandes proporções e não se resume mais à Praça em frente a Matriz.

Também durante o cortejo, a maioria dos fiéis acompanhou a charola de Santa Maria Madalena, como já é tradição. Um avião do grupo João Lyra, a exemplo do que vem fazendo em outras ocasiões, soltou pétalas de rosas, durante o percurso da procissão. 


Durante a festa, á noite, foi feita no palanque, uma homenagem para Lurdinha Macário e Kleber Marques, que foram apresentadores da festa de Santa Maria Madalena por muitos anos e há dez tinham sido afastados da locução.

Muito emocionada, Lurdinha agradeceu a homenagem e falou aos palmarinos: “Vocês não sabem a emoção que estou sentindo nesse momento, depois de dez anos longe dos microfones e da festa”, observou.

Quase toda a cidade fica ocupada por brinquedos, barracas, mesas e um arsenal de ambulantes que tentam ganhar um trocado a mais nessa época do ano. São barracas de comidas, de souvenir,  bebidas, brinquedos, tiro ao alvo, bolas e muito mais.

Com esse crescimento do evento, o turismo local precisa de um olhar mais carinhoso para receber o turista que vai prestigiar nossa terra. Ainda estamos com deficiência na questão dos banheiros, que foi a principal reclamação na noite de ontem.

Apesar de a organização da festa ter disponibilizado outro local para banheiros químicos dos homens e ter ficando dois banheiros para as mulheres, a demanda foi bem maior e era visível a sujeira e a fedentina nos banheiros e em algumas ruas da cidade.

A população também precisa se educar: é necessário fazer alguma campanha educativa, informativa, para melhorar essa questão. A administração de Beto Baía (PSD) deve investir mais no turismo religioso e de eventos do local, melhorando a infraestrutura onde houver festas e grandes concentrações de pessoas.

Outra reivindicação, ontem,  é que a Casa do Poeta Jorge de Lima e a Casa de Maria Mariá estejam abertas, pelo menos durante o dia, para que o visitante conheça a história de União.

“Se não for possível a abertura dos prédios, que pelo menos, durante o evento, seja distribuído pela organização da festa, material informativo com a história do município, nas mesas ou em locais estratégicos como as barracas de bebidas”.

Compareceram ao evento, além dos visitantes ilustres, o prefeito Beto Baía e esposa, o deputado federal João Lyra (PSD) deputado estadual João Henrique Caldas (JHC) (PTN), o ex-deputado federal João Caldas (PEN), secretários do município, entre outras autoridades. 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...