sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Medeiros protocola projeto que modifica logomarca que identifica pessoa idosa


Novo logotipo proposto pelo deputado Ronaldo Medeiros


Olívia de Cássia – Ascom
 
O deputado Ronaldo Medeiros (PT) protocolou projeto de lei que altera o logotipo que representa a pessoa idosa no Estado de Alagoas.  Segundo a proposta do deputado, os órgãos públicos, autarquias e demais entidades públicas e privadas, bem como as empresas sediadas no Estado de Alagoas, terão seis meses, a partir da promulgação da lei, para se adaptarem à nova marca.

De acordo com o texto do projeto, “o logotipo que atualmente representa o idoso, uma pessoa curvada apoiada em uma bengala, faz uma associação do ser humano que alcançou a condição de idoso com um estado doentio, haja vista que a imagem traduz sofrimento, dor, abandono; o que, evidentemente, gera na pessoa idosa um sentimento de inferioridade”, argumenta o petista.

Com as garantias do Estatuto do idoso, segundo Ronaldo Medeiros, onde consta que o direito ao respeito consiste "na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, entre outros” , a logomarca está defasada precisando ser atualizada.

Medeiros observa ainda que, com o Estatuto do Idoso, a manutenção do atual logotipo que associa a condição de idoso a um estado de debilidade e doença, “é induzir milhões de brasileiros a uma condição de inferioridade que somente gera tristeza e perdas”, segundo ele, o que contraria frontalmente as garantias da lei.

O texto do projeto apresentado pelo deputado observa que com os avanços da medicina e com as políticas de inclusão social, os brasileiros têm hoje uma  expectativa de vida diferente da que tinham                na década de 1960. “Houve um aumento da expectativa de vida dos brasileiros para 73 anos, são 25 anos a mais do que naquela época, segundo os dados do IBGE”, explica Ronaldo Medeiros.

Com essa melhoria na qualidade de vida, segundo a argumentação do projeto do deputado, altera significativamente o perfil do idoso, “não podendo associar a imagem da terceira idade a doenças e debilidade”, disse o deputado.
 
Caso seja aprovado o projeto, “o logotipo da terceira idade será uma demonstração de respeito ao Estatuto do Idoso e dá um passo importante rumo a um novo modelo de respeito à pessoa que usufrui da condição de idosa”, explicou o petista.

O projeto foi protocolado no mês de novembro passado e está tramitando nas comissões da Casa de Tavares Bastos, devendo ir para votação na volta do recesso parlamentar.   

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...