segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Consciência negra é celebrada em União

Fotos de Olívia de Cássia

Olívia de Cássia – jornalista

As comemorações do Mês da Consciência Negra terminaram no sábado, dia 20, quando se reverencia o herói negro Zumbi dos Palmares. Diferente do ano passado, esse ano deu para eu ir a uma das atividades que eu costumo participar desde que tiveram início, no começo da década de 80. Para mim é um compromisso pessoal, me sinto renovada e energizada cada vez que vou à Serra da Barriga, aquele solo sagrado que presenciou tantas lutas e guerras.
O dia foi de muita comemoração em todo o País; em União dos Palmares, as celebrações tiveram início às 4 horas da manhã, com uma cerimônia restrita para representantes das comunidades quilombolas e religiosos de matriz africana, que realizaram uma homenagem aos seus ancestrais.
Durante toda manhã e parte da tarde, várias manifestações artísticas e religiosas ocorreram no Parque. O restaurante lá instalado ofereceu refeições para os grupos culturais e autoridades que foram ao local. Teve gente que se aventurou a ir nas primeiras horas da manhã, para acompanhar o ritual religioso.
Esse ano o presidente Lula não foi como tinha sido anunciado, nem tampouco o governador Téo Vilela, apenas o secretário de Cultura, Osvaldo Viégas e o representante do Governo Federal Maurício Reis, que participaram da abertura oficial da programação na Serra da Barriga no início da manhã deste sábado.

Os moradores da Serra venderam almoço e improvisaram restaurantes rústicos oferecendo comida caseira para os visitantes, uma iniciativa considerada positiva e que poderia se repetir durante o ano, se fosse divulgado e praticado o turismo étnico-cultural como foi anunciado que seria o parque depois de construído. Também foram instaladas barracas de venda de souvenir e algumas pequenas peças do Muquém podiam ser adquiridas na Serra ao preço de R$ 1,50.

Chegamos à Serra já ao meio dia. Foi uma peleja danada para chegar até lá, uma aventura deliciosa. Não tinha carro disponível, os mototáxis aproveitaram para faturar um pouquino e cobraram R$ 12, os carros cobravam R$ 25, levando no máximo cinco pessoas. Pegamos uma carona no fim da Rua Orlando Bugarim, em União, no ônibus que levava um grupo cultural da Ufal, até o sítio que fica no meio da Serra, próximo ao observatório e ponto de referência no local.

De lá tivemos que fazer o percurso a pé. Como não tenho mais muita saúde para esse tipo de aventura, tivemos que fazer várias paradas para o descanso e para respirar melhor. Me senti renovada, energizada e com mais forças e vontade para a luta diária. Parece que a áurea de Zumbi e seus guerreiros dá essa garra pra gente, eu acredito nisso.
À tarde, na Avenida Monsenhor Clóvis, Centro de União dos Palmares, aconteceu um desfile cívico-militar e estudantil com a participação da banda da Polícia Militar, bem como apresentações de várias escolas do município que participaram recentemente do projeto “Conhecendo a Nossa História – União dos Palmares”.

Eu estranhei que à noite a Casa do Poeta Jorge de Lima estivesse fechada, bem como no dia 14, dia do EPA também estava. Eu queria fazer umas fotos da Casa depois de reformada e transformada em memorial; outras pessoas que visitaram a cidade também me reclamaram que no dia do nosso segundo encontro a Casa não tivesse sido aberta para visitação.
Mas o dia de comemorações a Zumbi foi mágico para mim. Foi encerrado com várias apresentações artísticas e culturais, na Praça Basiliano Sarmento, com destaque para a Thiago Correia & Comunidade Quilombola de Sião, considerada a melhor apresentação da noite. Deu um probleminha no som e Thiago fez uma reclamação e pediu desculpas para o público.

A Praça Basiliano Sarmento estava lotada e a noite foi de muita animação e alegria, apesar da ultrapassagem dos limites permitidos da moçada que aproveitou pra brigar e acertar suas diferenças, provocando a reação da polícia que estava presente no local.
Até o próximo dia 20, que o Parque Memorial não seja esquecido durante o ano e só seja lembrado no ano que vem. Que seja realmente utilizado para o turismo, para que atraia muito mais visitantes e que nossa querida terra seja transformada num dos maiores pólos do turismo da região. Viva Zumbi! (Vejam todas as fotos no Orkut, Facebook, Windows Live)