quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Sem quorum para sessão, Sextafeira propõe homenagem a Mendonça Neto

Olívia de Cássia – jornalista
(Texto e foto)

Não houve sessão na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) na tarde desta quarta-feira, 10. Apenas quatro deputados compareceram ao plenário: Jota Cavalcante (PDT), Alberto Sextafeira (PSB), Judson Cabral (PT) e Ricardo Nezinho (PTdoB). Comentava-se no início da tarde que não haveria sessão por causa da morte do ex-deputado, jornalista e advogado Mendonça Neto, atualmente filiado ao PSOL.
Após a chamada, antes de encerrar a sessão, o deputado Alberto Sextafeira fez uma homenagem a Mendonça Neto, se solidarizando com a família enlutada.
Antônio Saturnino de Mendonça Neto foi deputado estadual e federal por duas vezes, nas duas modalidades, jornalista e advogado, além de ter sido secretário de Planejamento do governo Collor. Depois de muitas polêmicas e denúncias no governo do então governador, rompeu com o agora senador e votou pela sua saída da Presidência. Mendonça pautou seu mandato como deputado estadual combatendo os marajás da Assembleia. Foi ele quem criou o termo "Marajás" para os funcionários que recebiam na época os maiores salários, como o então procurador da Assembleia Mendes de Barros.

Foto: Jornal Extra - divulgação
REGIMENTO INTERNO
O Regimento Interno da ALE faculta que haja ou não sessão quando morre um ex-deputado e geralmente quando isso acontece não há expediente no plenário, mas como a Casa precisava que oficialmente houvesse a sessão por conta dos prazos a serem cumpridos para a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), a chamada foi feita.
Da mesma forma que houve uma sessão extraordinária ontem, para a aprovação das matérias governamentais, faltam agora a realização de uma sessão pública com a sociedade para receber emendas e seis sessões para que a LOA vá para votação, que pode acontecer até o fim do ano. (Mais informações sobre a vida de Mendonça Neto no site http://tudoglobal.com/blog/noticias-24-horas/88109/calou-se-a-voz-firme-de-mendonca-neto-que-morreu-aos-65-anos.html.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...