segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Crônica do dia...

Fotos de Olívia de Cássia
Olívia de Cássia – jornalista

Ontem foi o desfile do bloco A Franga da Madrugada, com concentração em frente à Escola Carlos Gomes. Os foliões saíram pelas ruas de União dos Palmares com toda a irreverência e alegria. O evento teve seu ponto final na Praça Basiliano Sarmento, onde a Franga foi batizada pelo primo, O Pinto da Madrugada, que se fez presente com alguns membros de sua diretoria.

Foi muito animado e já deu uma mostra de como será o reinado de Momo em União. Sexta-feira tem desfile de blocos, sábado também. Na Quadra de Esportes, vizinha à Prefeitura, tem concurso da franga e depois, como todos os anos, o bloco sairá pelas ruas da cidade com toda a sua animação.

Depois do desfile fomos a uma festinha de aniversário. Encontrei meu amigo de longas datas Aldo Ferreira e batemos um bom papo. É véspera de Carnaval, semana que antecede os festejos de Momo este ano. Nem fui à prévias de Jaraguá no fim de semana. Há uns anos passados nós não perdíamos uma prévia.

Em Maceió, sempre desfilávamos nos blocos Os Meninos da Albânia e Filhos da Pauta, mas esses blocos nem defilam mais. Era a oportunidade de a gente comemorar com os amigos. Um encontro festivo e fraterno. Saía da extinta Tribuna de Alagoas tarde da noite, já deixava com antecedência a roupa no carro para trocar no jornal e ainda pegar um pouco da brincadeira na orla da Pajuçara.

Íamos na sexta-feira e no sábado. Mas isso faz parte do passado, passou. Continuo gostando de tudo isso, mas alguns probleminhas de ordem operacional impediram de ir à orla de Maceió. Fiquei na festinha de aniversário do Igor, meu vizinho, mas saí logo. A turma jovem estava empolgada. A festa terminou quase à meia noite. E haja fôlego.

Minha gatinha Lolita foi operada hoje de manhã, já a trouxe para casa, mas ainda não acordou, está sob o efeito da anestesia ainda. Sento no chão, ao lado da caixinha onde Sophia Loren amamenta os seus filhotes. Eles mamam sem parar, dois deles disputam a mesma teta e brigam. Ela teve cinco gatinhos, dia 22, quase todos parecidos com ela, são lindos e ainda não dá para saber o sexo deles, são muito pequeninhos.

Estava em dúvida se eu ia a União dos Palmares no Carnaval, mas o desfile do bloco ontem me reanimou, não tenho com quem deixar meus filhotes de quatro patas. Ainda tenho que resolver isso também. Tomara que daqui para amanhã eu tenha uma boa notícia a respeito de emprego, esse problema está me incomodando.

Não sei ainda quando vou poder solucionar esses meus problemas operacionais. Peguei outro livro já lido na estante. Desta vez foi “Travessia”, de Carmem Fischer, livro adquirido em outubro de 1982, ano em que muitos colegas de trabalho da Tribuna Independente estavam nascendo.

Estou ficando velha, o tempo passou rápido, para mim; vai passar para eles também. Sinto falta da minha juventude. Não perdi o gosto por festas, mas já não tenho a mesma disposição, energia e vitalidade para tanto. Depois do desfile de ontem, amanheci toda quebrada hoje, mas sábado, se Deus quiser, vou desfilar de novo. Até lá.

Um comentário:

Madalena Sofia Galvão Viana disse...

Oi Olívia!! Como sempre, muito bom ler seus textos. Abraços,

Sofia

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...