quinta-feira, 11 de março de 2010



A ressaca depois da derrubada do veto
Olívia de Cássia-jornalista (texto e fotos)

Depois do corre corre de ontem para a votação do veto do governador Teotonio Vilela, não houve quorum hoje na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), que só contou com a presença de sete deputados no plenário, número que inviabilizou o começo da sessão que deve contar, no mínimo, com nove deputados. Sendo assim os sete parlamentares presentes ficaram por ali jogando conversa fora, falando de política que é o assunto preferido deles ou concedendo entrevista para alguns jornalistas que estavam lá.
A maioria já sabia que depois de uma votação na ALE é bem difícil haver deputados suficientes para que haja trabalho legislativo na Casa de Tavares Bastos. Na ressaca de hoje os comentários de bastidores ainda eram sobre qual dos quatro deputados não tinha votado a favor da manutenção do veto do governador aos aumentos dos duodécimos do Tribunal de Contas, da ALE e do Ministério Público, já que tinham declarado essa intenção verbalmente no plenário.
Outra resenha comentada pelos jornalistas foi sobre a atitude do deputado Cícero Ferro (PMN) que distribuiu adesivos do senador Fernando Collor (PTB), segundo se comentava, já lançando o ex-presidente candidato ao governo do Estado. Nesse caso, se o ex-presidente vier a ser mesmo candidato, jogará um balde de água fria nas pretensões de Ronaldo Lessa de ser candidato ao governo pelo chapão.
É bem provável que isso venha a acontecer visto que o senador já tomou a mesma atitude de se lançar de última hora ao governo, na eleição que disputou com o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) ao governo do Estado. “Ele é dado a esses rompantes”, como diria um amigo meu.
Mas voltando ao contexto da Assembleia, em ano eleitoral e precisando garantir muitos votos para se reeleger, a maioria mesmo aproveita para fazer campanha junto a suas bases, no interior do Estado, ainda mais sendo esse um ano atípico que terá uma Copa do Mundo pelo meio para ocupar as mentes dos brasileiros apaixonados por futebol.
Vamos aguardar semana que vem para ver se o governador vai mesmo entrar na Justiça contra a decisão da maioria dos deputados de derrubar o veto do Executivo. Até lá.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...