domingo, 14 de março de 2010

Hoje é o Dia Nacional da Poesia

Olívia de Cássia - jornalista

A poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”. Para outros, a arte literária nem sempre recria. É o caso de Aristóteles, filósofo grego que afirmava que “a arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”. Fernando Pessoa diz em sua poesia Autopsicografia que “o poeta é um fingidor finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente”.
Hoje, 14 de março, comemora-se o Dia Nacional da Poesia, a data coincide com a comemoração do nascimento do escritor baiano Castro Alves, o poeta dos escravos. Castro Alves foi um poeta do Romantismo, autor de belíssimas obras como o “Navio Negreiro” e Espumas Flutuantes”. Sua arte era movida pelo amor e pela luta por liberdade e por justiça.
Em todos os cantos do mundo há, em todo os momentos, alguém evocando sensações, impressões e emoções por meio de sons e ritmos harmônicos, por meio da poesia. Ela expressa a alma dos poetas e dos cantadores e nasceu na Grécia, berço da Civilização Ocidental, com as obras Ilíada e Odisséia de Homero.

(Esse texto foi a abertura da minha matéria Recriando a Realidade, publicada na Tribuna Independente, no dia 14 de março de 2008 e republicada no meu primeiro blog no link http://oc-cerqueira.zip.net/arch2008-03-01_2008-03-15.html. Quem quiser pode conferir)

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...