quarta-feira, 24 de março de 2010


Patrimônio público destruído

Olívia de Cássia – jornalista
(Texto e fotos)

O casarão da foto, segundo informações publicadas no site Alagoas 24 Horas de ontem, está ameaçado de vir abaixo. Nesse local, na década de 80, morava um casal de velhinhos e já naquela época não tinha manutenção de sua estrutura. O prédio está localizado na Rua do Imperador, em Maceió.

Ao seu lado, outro prédio, onde já funcionou o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (DCE/Ufal, também na mesma época, igualmente está em ruína e serve de depósito de lixo para recicladores. Há comentários de que ambos servem de apoio para usuários de drogas.
A falta de cuidado com os prédios antigos já é uma prática em nosso estado. Tanto na capital quanto no interior do Estado e isso é lamentável. Em União já demoliram o casarão onde morou a professora Salomé da Rocha Barros e o casarão da família Sarmento que foi transformado em galeria.
Não se tem cuidado com o patrimônio histórico que depois, na maioria dos casos aqui na capital, vira estacionamento. Ao invés de demolir essas joias preciosas, deveria ser feito reparo nas estruturas desses casarões que são fragmentos da nossa história e essa história está se perdendo numa velocidade estonteante.
Essa prática vem de anos atrás. Outro casarão, na Rua Barão de Atalaia, em frente ao Espaço Cultural dos Bancários, também foi transformado em estacionamento, mas pelo menos deixaram a fachada pintada em rosa. Atenção, senhores gestores, vamos ter mais cuidado com o nosso patrimônio histórico, vamos ser cidadãos.

Um comentário:

Gagacia disse...

Bom dia, conheço esses prédios são lindos, é uma pena o descaso do Poder Público com o que se refere a nossa memória, para mim não é novidade, nosso País não tem memória e nosso estado não é diferente. E uma pena que dois prédios de tamanha beleza arquitetônica e tão bem localizados venham abaixo por simples descaso. Mas, isto é Brasil!
Bjusssss

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...