quarta-feira, 10 de março de 2010


Deputados não analisam veto de Téo

Olívia de Cássia – Jornalista

Apesar de a peça orçamentária já estar na Casa de Tavares Bastos, diferente do que alguns setores da sociedade alagoana esperavam na tarde de ontem, a sessão para análise do veto do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) aos duodécimos da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Tribunal de Contas (TC) e Ministério Público (MP) não ocorreu nesta terça-feira (9).
A sessão chegou a contar com 16 deputados, mas depois diminuiu para 13, número insuficiente para votar a matéria. Os deputados da bancada da oposição – Paulão e Judson Cabral, do PT – cobraram uma posição da Mesa Diretora da Casa. O deputado Alberto Sextafeira (PSB) foi quem presidiu os trabalhos, por conta do licenciamento do presidente Fernando Toledo (PSDB).
O deputado Paulo Fernando dos Santos argumentou na tribuna da Casa que para a votação da matéria houve união dos parlamentares e que o presidente Toledo teria dito que o Orçamento 2010 teria sido um parto difícil. O líder da oposição na Casa observou que está havendo um estranhamento na bancada do governo, dentro do PSDB.
Segundo Paulão, está havendo uma crise do Poder Executivo com a sua bancada na Casa de Tavares Bastos.
“A bancada de oposição, mais os deputados Antônio Albuquerque e Rui Palmeira foram contra o aumento do duodécimo e por isso votamos contra a matéria. O governo vetou o aumento e devolveu a matéria para essa casa, agora queremos esclarecimento, porque está havendo um estranhamento dentro da bancada do governo e a Casa vai ter que analisar o veto. Estou percebendo a configuração da Mesa e as pessoas que lidam com a parte orçamentária não estão aqui”, disse Paulão.
O deputado Antônio Albuquerque fez um aparte à fala do deputado Paulão e disse que da mesma forma que votou contra o aumento do duodécimo “sou favorável a manutenção do veto e parabenizo vossa Excelência pela preocupação com o assunto”, disse Albuquerque ao deputado Paulão.
O líder do governo, Alberto Sextafeira (PSB), que presidiu os trabalhos na tarde de ontem, em resposta ao pronunciamento de Paulão, observou que a Casa tem uma responsabilidade grande e que não haverá adiamento da votação da votação. “O veto já foi lido na sessão de hoje e haverá uma reunião da Comissão para discutir a matéria”, observou.
CÍCERO FERRO
O deputado Cícero Ferro (PMN) usou a tribuna da Casa para dizer que os responsáveis pelo atentado contra ele estão soltos e trafegando livres em Alagoas e que eles chegaram a ser presos na cidade de Imperatriz, no Maranhão, mas o Tribunal de Justiça de lá concedeu um habeas corpus.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...