quarta-feira, 11 de junho de 2014

União dos Palmares se enfeita para a Copa do Mundo

Rua Floriano Peixoto
Dos bairros mais distantes ao centro da cidade o que não faltou foi criatividade

Por João Paulo Farias – Estudante de Jornalismo da Ufal (textos e fotos)

A cidade de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, começa a se preparar para a Copa do Mundo. Às vésperas da abertura do mundial, dezenas de ruas estão sendo ornamentadas. As pinturas do mascote da Copa, o Fuleco,  da bandeira do Brasil, da taça, as bandeirinhas e fitilhos pendurados chamam a atenção de quem passa pelos locais. Um concurso promovido pela prefeitura escolherá a rua mais bonita.

Travessa Santa Terezinha
Na travessa Santa Terezinha, centro, os moradores usaram a criatividade para pintar no asfalto três Fulecos e um brasão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além de um portal feito com bambus na entrada da rua e muitas bandeiras. “Começamos esse trabalho na quinta-feira, 5, e terminamos domingo, 8. Todos os moradores se juntaram para enfeitar a rua e ainda vamos dar uns toques finais”, informou o guia de turismo Carlos Manoel.

A maioria das ruas não usou pinturas, e sim, cordões com fitas verdes, amarelas e azuis. Na Rua Floriano Peixoto, centro, os cordões fazem um belo contraste de cores. Já na Rua Ezíquio Correia de Araújo, no bairro Costa e Silva, cerca de 500 metros foram ornamentados com cordões e pinturas.

Rua São Francisco de Assis no Alto da Boa Vista
Próximo ao centro, moradores da Rua São Francisco de Assis, no bairro Alto da Boa Vista, dedicaram duas semanas para decorar cerca de 200 metros e ainda não concluíram os trabalhos. No local, os cordões com fitas e bandeiras do Brasil no teto das casas, desenhos dos símbolos do mundial e até um boneco do jogador Neymar são os grandes atrativos da rua.

A criadora do boneco, Maria Zélia, disse que está confiante que a seleção brasileira consiga o hexa campeonato, “Estou confiante até a alma, sou Brasil até morrer”, exaltou a torcedora. A professora Cícera Leite e seu irmão Paulo Pereira são os responsáveis pelos desenhos há várias copas. Ela falou da alegria que tem em participar dos trabalhos de ornamentação e torce que o Brasil ganha a taça.

Concurso elegerá a rua mais bonita

Boneco do jogador Neymar-criadora-MariaZelia-esquerda
A Prefeitura de União dos Palmares, por meio da Secretaria de Cultura, realiza um concurso que escolherá a rua mais bonita da cidade. As inscrições encerram no dia 16 e estão sendo feitas na sede da secretaria. Segundo a secretária de Cultura, Genisete Sarmento, a rua mais bonita ganhará um show com uma banda de forró no dia 5 de julho. Uma caravana da prefeitura irá fazer a festa na rua vencedora. Até o momento vinte ruas se inscreveram.


A programação cultural segue com a abertura do Arraiá da Copa nesta quinta-feira, 12, às 20 horas. Durante os dias de jogos da Seleção Brasileira haverá apresentação de shows musicais na Praça Basiliano Sarmento, centro. 
Fuleco-Mascote, na Rua São Francisco de Assis
Rua São Francisco de Assis

Quadra A, Bairro de Fátima

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...